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Contratação: quais são os critérios para selecionar um bom currículo?

Publicado por Regina Fernandes em 20 de janeiro de 2015
O que você vai ler neste artigo
  • A importância de um currículo bem feito
  • Além disso, é interessante observar outros critérios:

O currículo é a apresentação do perfil profissional de uma pessoa, logo, a elaboração de um documento que destaque as qualidades de um candidato é o primeiro passo para uma possível contratação.

Na hora de avaliar esse perfil profissional é necessário que o recrutador observe alguns critérios, pois, são eles que definirão se tem em mão um bom currículo ou não.

Ao realizar um processo de contratação é necessário definir um perfil para a vaga que está em aberto. Ao estipular esse foco inicial, torna-se mais fácil a triagem do currículo, pois, selecionará apenas aqueles profissionais que se enquadram nos requisitos desejados.

Definir esses critérios torna mais ágil a seleção de candidatos e assegura nas próximas etapas aquelas pessoas que mais se aproximam do perfil desejado.

Além de estabelecer critérios específicos para a vaga disponibilizada, é preciso analisar bem os currículos que são encaminhados para a empresa.

Por se tratar da apresentação de um funcionário, esses documentos devem chamar a atenção do recrutador, mas são alguns detalhes simples que definem um bom currículo.

Abaixo listamos algumas regras que podem auxiliar na contratação de um novo funcionário. Confira!

A importância de um currículo bem feito

O prazo para contratar um novo funcionário geralmente é curto, o que leva o recrutador a ter pouco tempo para analisar os currículos que recebe e selecioná-los para as próximas etapas de um processo de contratação — como entrevistas e dinâmicas de grupo.

É necessário agilidade, e um currículo que apresente informações diretas e de maneira reduzida tende a ser mais atraente para quem seleciona os candidatos.

Um bom currículo tende a ser bem organizado. Isso implica na clareza das informações, coerência nas informações disponibilizadas e, claro, bem escrito e sem erros de português.

Além disso, é interessante observar outros critérios:

Estabilidade

Ao contratar um profissional espera-se que ele crie vínculos com a empresa e esteja disposto a seguir carreira no novo emprego. Porém, caso o currículo demonstre que o candidato ficou pouco tempo nos empregos anteriores cria a impressão de que ele poderá deixar o cargo a qualquer momento.

Desejo de crescer

Que tal observar se os últimos empregos de um candidato estão de acordo com a sua formação acadêmica? Essa informação mostra se a pessoa pretende seguir carreira e, em caso positivo, está disposta a executar as suas funções da melhor maneira.

Cronologia

Na hora da contratação observe se o currículo apresenta ordem cronológica das experiências profissionais do candidato. Com isso é possível determinar o histórico profissional e a evolução da pessoa no mercado de trabalho.

Descrição dos trabalhos

Um bom currículo apresenta uma síntese dos trabalhos feitos pelo candidato. Esse resumo não só mostra as competências profissionais, como também o perfil de quem concorre à vaga.

Executar tarefas que extrapolam as obrigações básicas de um cargo é sinal de pró-atividade. Além disso, é uma boa oportunidade para ver se a pessoa consegue comunicar e expor as suas qualidades de maneira clara e objetiva.

Quais os critérios que você utiliza na hora de selecionar um bom currículo? Como acontece o sistema de contratação na sua empresa? Compartilhe nos comentários a sua experiência!

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Regina Fernandes
Regina Fernandes
Contadora, pós graduada em Pericia Contábil e Marketing com especialização em Gestão de Projetos, Processos e Pessoas. É a responsável técnica da Capital Social Contabilidade e Gestão. Website: www.capitalsocial.cnt.br

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