Em um mundo cada vez mais concorrido e, muitas vezes, centrado no aumento da lucratividade, as empresas que atuam de forma empática, humana e inclusiva encontram importantes vantagens competitivas. Nesse sentido, podemos destacar a inclusão de PCD no quadro funcional da empresa como uma importante ação.
A organização que contrata PCD para compor seu quadro de colaboradores é um exemplo a ser seguido e ela pode aproveitar diversos benefícios, como, por exemplo, aumento de sua produtividade, a construção de uma imagem positiva diante do mercado dentre outros.
Por isso, se você ainda não adota essa atitude em sua empresa, é hora de mudar de ideia. Se duvida disso, então que tal continuar a leitura e descobrir três bons motivos para seu negócio fazer admissão de PCD? Confira!
Ao contratar pessoas com deficiência para sua empresa, você também pode aprimorar seu departamento de RH, principalmente a parte que diz respeito à gestão dos processos seletivos.
Afinal, essa oportunidade possibilita que seu RH se adapte para admitir PCD, com isso, esse departamento pode ser aperfeiçoado. Nesse contexto, é importante destacar que o fundamental é o que RH de sua empresa observe o candidato PCD não a partir de suas limitações e sim de suas qualificações e habilidades para ocupar o cargo de trabalho em oferta.
A contratação de um PCD profissional exige, necessariamente, que a empresa invista em acessibilidade.
Embora muitos empresários vejam isso como um aumento de custo, é importante destacar que acessibilidade é um investimento que pode trazer inúmeros benefícios para sua empresa. Por exemplo, faz com que ela esteja mais preparada para atender pessoas com necessidades especiais (clientes, fornecedores, entregadores, entre outros públicos que possuem relação com seu negócio).
De uma forma geral, podemos dizer que os eventos desenvolvidos pela sua empresa se tornam mais acessíveis a todos, o que pode estabelecer uma imagem positiva em torno dela, bem como garantir que desenvolva um bom relacionamento com os seus stakeholders.
Quando a empresa inclui pessoas com deficiência em seu quadro de profissionais, bem como investe em acessibilidade, alterando sua estrutura física, criando rampas de acesso ou investindo em elevadores, por exemplo, os resultados são muito positivos para a sua imagem.
Nesse contexto, a empresa passa a causar uma boa impressão de responsabilidade social, legal e humanitária. Com isso, pode atrair investimentos e mais clientes. No entanto, contratar pessoas com deficiência apenas para causar uma boa impressão é uma medida antiética e pode não ser bem vista pelas pessoas, de uma forma geral. Por isso, esse tipo de atitude deve ser evitada.
Então, você gostou de conhecer esses bons motivos para incluir pessoas com deficiência em seu quadro funcional? Esperamos que sim! Para ter acesso a outros conteúdos como este não deixe de acompanhar nosso blog. Por aqui, estamos sempre compartilhando posts que podem enriquecer seus conhecimentos e facilitar seu dia a dia em sua empresa!