Você, como empreendedor, já deve ter ouvido falar bastante na importância do segmento de atuação para se conseguir conquistar um mercado e assim construir uma empresa rentável, não é?
Quem diz isso também costuma dizer que pessoas que tentam vender para vários mercados ao mesmo tempo, sem definir muito bem qual linha seguir, tem menos vendas, exatamente por não conseguirem contemplar todas as necessidades e expectativas dos consumidores daquele produto ou serviço.
Quer saber como começar a segmentar o seu negócio? Então, continue lendo!
– Quais são seus talentos e habilidades? Dentre as atividades que você gosta é preciso separar com honestidade, as que você sabe fazer bem das que gosta, mas esta deve ser somente a sua base para empreender.
– Com o que gostaria de trabalhar? Pode acontecer de, para você trabalhar em determinado ramo, precisar fazer coisas que não gosta, especialmente se não puder contar com uma equipe grande para distribuir as tarefas. Por exemplo, você gosta de construir prédios, mas precisa providenciar também toda a parte burocrática que vem antes disso. Se passar mais tempo fazendo coisas de que não gosta do que as que gosta, pode entrar em conflito consigo mesmo e acabar descobrindo que a vida que está levando agora não vale a pena.
– Quais são as necessidades das pessoas? Antes de investir, é preciso ter certeza de que um número suficiente de pessoas se interessará pelo seu produto ou serviço, por precisarem dele e o quererem. Este será o seu público-alvo. Portanto, pesquise tudo sobre o mercado no qual pretende entrar: quem são seus clientes? Onde eles estão? Com que frequência consomem seu produto ou serviço?
– O que as pessoas estão dispostas a pagar para ter? Uma das perguntas mais importantes na sua pesquisa é quanto as pessoas estão dispostas a pagar pelo que você está oferecendo. Se a maior parte do seu público-alvo considerar seu produto ou serviço caro, principalmente porque na concorrência é mais barato, adeus vendas. O grande desafio é conseguir ofertar com um preço justo algo de boa qualidade.
Há basicamente três tipos de segmentação:
– Geográfica: é a que ocorre a partir da divisão territorial do espaço onde está o público-alvo, muito útil para empresas que já atuam em vários estados ou até países. Ela consiste em dividir sua cobertura em países, estados, cidades ou até bairros, para pesquisar costumes, hábitos de consumo e valores dos habitantes de cada um desses pedaços, e assim criar não apenas produtos ou serviços específicos para cada um deles, mas também ações de marketing mais eficientes.
– Psicográfica: é a que pesquisa a psicologia do consumidor, identificando os hábitos, valores, estilo de vida, faixa etária, gênero, etc., de cada um dos indivíduos em particular, para chegar a denominadores comuns, a fim de poder construir personas com esses dados, que serão a base das ações de marketing.
– Comportamental: esta pesquisa especificamente o relacionamento de cada cliente com a marca e o produto ou serviço: se divulga positiva ou negativamente a empresa em suas redes sociais, se consome o produto ou serviço regularmente ou apenas em determinadas ocasiões, quais são elas, etc.
– Saber para quem se está vendendo e assim planejar bem os produtos, serviços e estratégias de marketing;
– Há maiores chances de atender às necessidades dos clientes;
– Ajuda muito na visão expansionista do negócio.
Não se esqueça de compartilhar e comentar suas experiências a respeito de segmentação de mercado!