Falamos em um artigo anterior sobre como o Marketing Digital tem modificado a estrutura das Agências de Publicidade. Neste texto vamos falar sobre características comuns e principalmente de cuidados sobre as Finanças e a Contabilidade para Agências de Propaganda.
Existem características próprias em um negócio de propaganda, que não se modificaram ao longo do tempo é importante prestar atenção. Estes itens podem significar a sobrevivência ou não no mercado.
Portanto se você é gestor ou empreendedor deste tipo de negócio, esse texto é para você.
É interessante pensar na evolução no negócio de propaganda. Nos primórdios, a contratação de publicidade não dependiam de agência. Bastava contratar os próprios jornais, que produziam a peça publicitária.
Com o tempo surgiu o corretor de anúncios a exemplo do que é hoje um corretor de seguros. Os jornais passaram a depender destes corretores para poder vender os espaços.
Foi então que com a evolução da publicidade, e das questões de diferenciação de marca, que surgiram as agências, que as poucos foi tirando a importância do corretor.
Nesse ponto, o anunciante, ao invés de pagar a corretagem do anuncio para um intermediário, passou-se a pagar para a agência, que já lhe produzia a arte. Isso saia de graça e com melhor qualidade, já que o valor era o mesmo, mais agora com um serviço agregado.
Isso remonta a metade do século passado e moldou até hoje muito do formato de receita encontrado até hoje neste negócio. Desta forma são as agências responsáveis por gerenciar boa parte das verbas publicitárias das empresas o que tem muito importância em nossa economia.
Mas não é só a história ou o fato das verbas publicitárias na economia que é importante. Existem elementos de Gestão que são desafios ou características em todas as empresas deste ramos, tais como;
Vamos ver esses tópicos individualmente.
Como em qualquer negócio é importante cuidar do fluxo de caixa, e aqui não seria diferente. Vamos aos principais pontos do fluxo de dinheiro das Agências.
Por isso este é um negócio que precisa de Capital de Giro e de uma boa gestão dos recursos. Isso ocorre principalmente quando a Agência fica responsável pelo recebimento da verba para pagamento de terceiros.
Nossa recomendação é sempre tratar a verba para terceiros de forma apartada do recurso próprio, pois existe o risco em um momento de dificuldade, acessar esses recursos e ter mais problemas depois.
Bem, dito isso, temos uma lista de recomendações para o tema;
O significado da palavra refação vem do ato de repetir determinados processos de produção no mesmo produto ou serviço. No meio publicitário essa palavra é muito conhecida, e muito odiada em todos os sentidos, não é mesmo?!
Bem, mas de tão comum, é importante gerenciar. Ela ocorre quando é necessário ajustar ou refazer determinado trabalho de acordo com a solicitação do cliente.
Vamos nos lembrar que estamos em uma atividade criativa, e nem sempre o resultado é o esperado. Mas isso custa dinheiro de diversas formas, vamos ver:
Está vendo, cuide desse tema antes que ele leve embora todos os seus recursos, você pode para isso;
Bem, temos dois materiais/textos que gostaria de indicar para o tema de economia de recursos.
Ebook – 69 Dicas Rápidas para economizar em sua empresa
Texto: A verdade que ninguém nunca contou sobre despesas elevadas
Esse é um grande tema, deixei ele mais para o final para esquentar os seus motores, vamos falar de receitas e tributos, aíii…
Bem, como é um setor já antigo na economia, as Agências possuem alguns tipos de remuneração pelos serviços, alguns até determinados por órgãos como o CENP. São eles;
– O desconto padrão de agência de 20% do valor do veículo de comunicação. Esse que vem da atividade antigaaa de intermediação. Então do valor do veículo, 20% fica com a agência.
– Honorários de 15% sobre os custos de produção que forem autorizados pelo anunciante.
– Receitas relacionadas ao reembolso de custos internos conforme tabelas dos sindicatos.
– O novo e que tem se transformado em comum que o fee, e suas variações como o sucess fee. Normalmente eles ficam abaixo dos valores de desconto padrão de agência e surgiram da ampla concorrência.
Bem, como podemos observar, as Receitas próprias da Agência, por vezes se confundem com recursos de terceiros como o valor do veículo de comunicação.
Esse ponto está bastante pacificado com relação a tributos federal (conforme COSIT 70/2016), mas exigem atenção do processo de faturamento para evitar bitributação.
Por vezes temos uma surpresinha do município com o ISS, como aconteceu em 2018 em São Paulo. O decreto 58.045 retirou do texto, a indicação de receitas próprias da agência e acabou com o campo de deduções, muito utilizado.
Nesta confusão muitas agências passaram a ser tributadas pela totalidade do valor do veículo. Isso somente foi ajustado com a Instrução Normativa SF/SUREM 8/2018.
A instrução deixou claro o procedimento a ser seguido, no caso de serviços com o código 10.08 (Agenciamento De Publicidade E Propaganda). Isso deve ser observado no momento da emissão da nota fiscal evitando o pagamento de impostos sobre a totalidade.
Para as agências ficou o trabalho de adequar alguns códigos de serviços e CNAEs para cumprir as exigências da Prefeitura, mas ufaaaa foi por pouco.
Outro ponto muito controverso das Agências foi a instituição da Auto retenção. É engraçado, não é mesmo, pois existe a retenção de impostos, que é quando alguém cumpre o recolhimento por uma obrigação que é sua.
Pois bem, na auto retenção (IN 123/02 e Art. 651 Decreto 3000/99), a você cumpre uma obrigação sua, que passou para outro cumprir, mas dado a incapacidade desta volta para você, kkkk.
Mas a graça acaba por aqui ok, pois isso gera muita confusão, já que o anunciante entrega todo o recurso para você e normalmente não inclui em sua DIRF esse recolhimento, muitas vezes por desconhecimento. O impacto disto, sentido pela agência…
E para piorar, este ano temos o REINF, que dará mais informação desta “lambança” que prejudica tanto as agências.
Aqui temos que lembrar que além do contexto acima, as Agências podem optar por três enquadramentos tributários.
– O Simples Nacional, que simplifica o recolhimento, tem na guia de impostos, todos os tributos incluindo a contribuição patronal do INSS, uma boa escolha para agências com equipe grande de funcionários.
– O Lucro Presumido, que tem uma presunção de lucro de 32% para cálculo de IRPJ e CSLL, valores fixos de PIS e COFINS (3,65% somados) e ISS de acordo com o município. Vale para quem possui uma boa margem de lucratividade.
– O Lucro Real, que possui base de impostos de IRPJ e CSLL de acordo com o lucro contábil, então bom para quem opera com margem baixas, porém possui um PIS e COFINS mais alto do que o lucro presumido que pode pesar na escolha.
A dica nesta escolha é separa bem as receitas próprias dos repasses na hora de simular a Receita, pois a soma dos valores recebidos não são a base dos impostos que incidem sobre a Receita Bruta (Simples e Lucro Presumido).
Portanto o atendimento especializado de um contador pode fazer bastante diferença neste caso.
Indico e materiais:
Texto: Qual a diferença entre Simples Nacional, Lucro Presumido e Lucro Real?
Planilha: Planejamento Tributário – Simples Nacional, Lucro Presumido e Lucro Real
No mercado criativo, é comum encontrar diversos Freelancers disponíveis para os projetos. Normalmente eles são pessoas físicas ou jurídicas prestadoras de serviços.
Embora comum é preciso afastar o risco trabalhista em relações de trabalho que tenham características de CLT e que devem possui contratação por carteira assinada. Veja os principais pontos;
Além disso os pontos abaixo, denotam ainda mais o vínculo empregatício.
Portanto fique atento a estas características, converse com o seu contador e principalmente conheça as principais formas de contratação de serviços.
Depois deste longo texto, queria chamar atenção à dois pontos importantes;
– As diferenças Tributárias e Contábeis que exigem que o profissional que cuida da empresa seja especializado.
– Os cuidados financeiros e na gestão do fluxo de caixa de Agências de Publicidade.
Para o primeiro aspecto, ao procurar por um parceiro de contabilidade é importante verificar se a empresa e os contadores responsáveis conhecem deste mercado. Ter um parceiro que conheça é um primeiro grande passo para evitar pagar mais imposto do que o devido.
O segundo é ter um processo financeiro bem estabelecido. O fluxo de caixa e controle financeiro devem ocorrer diariamente na agência, e deve ser listado como um processo importante de gestão.
Um ponto importante disto é manter o máximo de integração entre esse processo financeiro e o seu contador, existem diversos benefícios deste controle integrado além de não custarem nada ou quase nada a mais.
O mercado também tem procurado cada vez mais o Serviço de Terceirização do Financeiro junto ao escritório de contabilidade para melhorar controles e reduzir custos de operação.
Um exemplo é a Capital Social Contabilidade, que possui planos somente com contabilidade, e também com o BPO financeiro e de Faturamento, facilitando ainda mais o dia a dia do empreendedor.
Espero que este texto tenha ajudado a você e em troca peço uma compartilhada com seus colegas publicitários. Até mais, estou a sua disposição.