[Infográfico] 7 Atitudes Positivas que o empreendedor deve ter para alcançar o sucesso

Gestão de Consultório
6 erros comuns na gestão de consultório que você deve evitar – Dicas essenciais para médicos e dentistas
agosto 27, 2017
[Infográfico] Relações de Trabalho – O que muda após a Reforma Trabalhista
setembro 18, 2017
Exibir tudo

[Infográfico] 7 Atitudes Positivas que o empreendedor deve ter para alcançar o sucesso

Atitudes Positivas x Atitudes Negativas

Que a nossa vida é regida pelos nossos hábitos e atitudes do dia-a-dia, todo mundo sabe.

Mas será que as pessoas tomam suas atitudes de forma racional? Ou seja:

  1. será que pensam antes de agir de determinada maneira,
  2. realizam a famosa reflexão de suas ações, ou
  3. são críticas consigo mesmas, no que diz respeito aos seus sentimentos sobre o próximo e sobre elas próprias?

Essas atividades de auto-avaliação são importantes para o aprimoramento pessoal e trazem grandes frutos para o indivíduo, seja no ambiente familiar ou profissional.

Para se ter sucesso no ambiente de trabalho, é importante que as Atitudes Positivas sejam diariamente cultivadas.

Isso porquê, trabalhar em equipe é crucial no âmbito corporativo, e saber lidar de forma positiva com os colegas de trabalho e as atividades do dia-a-dia, é o que definirá o seu sucesso ou fracasso.

Baseado no livro Práticas Positivas que Levam ao Sucesso, do Samuel Ferreira, elaboramos um infográfico sobre: as principais Atitudes Positivas que você deve praticar, e Atitudes Negativas que você deve estar atento e evitar a todo custo.

Confira abaixo! ⤵

 

>> Clique aqui para baixar o Infográfico em alta resolução <<

Benefícios das Atitudes Positivas

Agir de forma positiva, gera uma série de benefícios para você e para aqueles que estão à sua volta.

Uma pessoa positiva atrai as outras, por fazê-las se sentirem felizes e acolhidas. As pessoas tendem em confiar mais em pessoas com atitudes honoráveis e esse fator é definitivo para quem quer ter sucesso.

Sem contar que possuir Atitudes Positivas faz bem para a saúde, dentre os benefícios incluem-se:

  • Melhora do sistema imunológico,
  • Aumento do bem-estar físico,
  • Diminuição os níveis de estresse,
  • Melhoria do raciocínio,
  • Entre muitos outros.

Como podemos ver, compensa e muito, investir em atitudes e pensamentos positivos.

Malefícios das Atitudes Negativas

Diferente das Atitudes Positivas, as Atitudes Negativas causam mal para nós e para aqueles que nos rodeiam.

O motivo é simples: pessoas negativas tornam o ambiente mais pesado e consciente ou inconscientemente, drenam a energia de quem está próximo. Mesmo sem notar, nós conseguimos sentir o que é bom e o que é ruim, da mesma forma que existe um “sexto sentido” que nos mostra quando não devemos confiar em alguém.

Esse é o maior motivo de pessoas negativas serem solitárias, elas afastam os que estão próximos.

E além disso, as Atitudes Negativas geram muitos outros malefícios para a saúde, que são:

  • Sensação de vazio,
  • Depressão,
  • Diminuição da auto-estima,
  • Dores no corpo,
  • Falta de confiança em si mesmo,
  • Entre muitos outros.

Portanto, fique de olho no que é ruim e evite-o a todo custo!

Como transformar as Atitudes Negativas em Atitudes Positivas

Sabendo de como as atitudes negativas fazem mal para a nossa saúde e causam uma destruição silenciosa, é preciso saber o que fazer para diminuir a negatividade da nossa vida.

1º Identificação do problema

Antes de mais nada, você precisa estar ciente de que suas atitudes não estão sendo boas. A necessidade da mudança deve partir unicamente de você.

Vamos dar um exemplo:

Você nota que, de certa forma você não se sente tão bem com a felicidade do próximo? Temos um problema de negatividade aí!

Identificar quais as emoções que você sente quando um colega de trabalho ou familiar, recebe uma boa notícia, compra um carro novo ou é promovido no emprego, é uma forma de saber se suas atitudes e emoções estão voltadas ao positivismo ou negatividade.

2º Transformação mental

À partir daí, deve-se trabalhar na transformação dessas atitudes. Ative os gatilhos mentais da auto-avaliação e reflexão. Questione-se o por quê de estar se sentindo de determinada maneira, sendo que algo bom aconteceu com alguém próximo.

Perguntas como:

  • Por que estou me sentindo infeliz com a felicidade de fulano?
  • Eu quero ser melhor que ele/ela?
  • Por que eu quero ser melhor?
  • Eu estou trabalhando para isso de forma honesta?

Fazer esse exercício ajudará a desenvolver a inteligência emocional e encontrar a raiz do seu problema de negatividade. Uma vez que descubra e entenda a sua motivação para uma atitude negativa, será muito mais fácil mudá-la para algo positivo.

3º Mudança de foco

Passe a focar no lado positivo das coisas. Encontrar uma motivação dentro da felicidade do próximo é uma boa maneira de conseguir transformar a atitude negativa em positiva.

Utilize a motivação alheia para se motivar também! 💪

Atitudes positivas que o empreendedor deve ter para alcançar o sucesso da equipe e da empresa

Todo empreendedor deve possuir uma mentalidade positiva, porque será ele quem guiará a sua equipe.

Um líder de verdade, anda lado-a-lado com os seus colaboradores, ultrapassando as dificuldades junto com eles. Então, é crucial que ele leve essa positividade para toda a empresa.

Portanto, fique por dentro das atitudes positivas que um empreendedor deve ter. Dentre elas, podemos citar:

1. Realizar um trabalho excelente

Tudo o que for fazer, faça bem-feito. A imagem da sua empresa/serviço deve ser a melhor para o cliente/consumidor. As pessoas sentem quando um trabalho é feito com amor.

2. Seja disciplinado

Possua disciplina nas suas atividades diárias. Isso será automaticamente passado para a sua equipe, que também se tornará mais disciplinada.

3. Tenha responsabilidade

Cumpra suas promessas e arque com os seus compromissos. Ser responsável é um fator chave para um bom empreendedor.

4. Foque nos seus objetivos

Crie objetivos claros para a sua empresa e foque na realização dos mesmos. A equipe deve estar ciente desses objetivos para que todos remem na mesma direção.

5. Comunique-se corretamente com sua equipe

Pode parecer brincadeira, mas uma comunicação adequada no ambiente interno é extremamente benéfica para toda a equipe. No nosso artigo Comunicação Interna: Como destacar a sua empresa no ambiente competitivo, nós falamos mais sobre isso, confira!

6. Pensamento estratégico

O pensamento estratégico trabalha junto com o objetivo. Sabendo onde se quer chegar, fica muito mais fácil montar uma estratégia eficiente que facilite o alcance desse objetivo.

7. Realize

Faça algo bom para a sociedade! Uma excelente forma de fazer isso, é ajudar uma entidade de apoio, seja aos animais, à natureza ou às pessoas menos favorecidas. Exercer o bem é uma ótima maneira de atrelar o nome da sua empresa à algo positivo, sem contar que faz bem para a saúde e para o próximo. Mas lembre-se, faça uma boa-ação de coração!

Conclusão

Mantenha as atitudes positivas no seu dia-a-dia. Diferente das atitudes negativas que só geram detrimento para a nossa saúde, as positivas melhoram a nossa vida e a de todos os que estão à nossa volta.

Agir de maneira positiva, aumenta a nossa auto-estima, nos dá mais vitalidade e consequentemente geram sucesso no ambiente de trabalho.

Uma das Atitudes Positivas que um empreendedor pode fazer para atingir mais necessitados, é apoiar alguma iniciativa sem fins lucrativos ou ONG.

Aqui na Capital Social Contabilidade e Gestão, por exemplo, realizamos uma ação positiva de ajuda ao próximo, apoiando o Instituto Capital Social em seus projetos. Quer conhecer um pouco mais? Acesse: www.capitalsocial.org.br.

E então? Quais atitudes positivas você têm tomado diariamente e quais as atitudes negativas que você precisa transformar em positivas? Comente conosco!

Até a próxima! 😉

Beatriz Torres
Beatriz Torres
Beatriz Torres é Estudante de Sistemas para Internet e aficionada por Tecnologia e Marketing Digital. Na Capital Social Contabilidade se apaixonou pela possibilidade de contribuir com empreendedores.
  • Bruno Costa

    muito bom! parabéns pelo artigo!