Vamos mostrar hoje como calcular os custos do seu negócio.
Para conseguir implementar melhorias em um negócio, os empresários devem estar constantemente atentos aos seus indicadores de desempenho.
O uso de métricas — como o ponto de equilíbrio, a margem de lucro de produtos e serviços, o retorno sobre o investimento em determinadas iniciativas e a lucratividade do negócio — pode te ajudar a tomar decisões bem mais acertadas no dia a dia da sua empresa.
No entanto, esses indicadores dependem das despesas do seu negócio, e só podem ser efetivamente calculados quando você tem um bom conhecimento e controle delas.
Por isso, confira nosso post!
Os custos variáveis (também chamados de diretos, em alguns casos) são aqueles que podem ser diretamente associados à entrega de um produto ou serviço específico, centro de custo ou departamento.
Em função disso, essas despesas não precisam ser rateadas entre toda a organização, pois podem ser diretamente incluídas no cálculo do preço dos produtos e serviços oferecidos aos consumidores.
Entre os custos variáveis, podemos listar como exemplos comuns a matéria-prima e a mão de obra aproveitadas diretamente na fabricação do produto, os insumos que variam junto com a produção (como água e energia) e qualquer tipo de serviço diretamente contratado para realizar uma entrega.
Para conhecê-los e apropriá-los corretamente, basta que a empresa controle seus setores para saber quais bens e serviços foram adquiridos ou utilizados para cada produto final.
Os custos fixos (também chamados de indiretos) são aqueles que uma empresa não consegue atribuir diretamente a uma ocorrência específica.
Isso significa que essas despesas não dependem da produção de bens ou serviços, por isso se mantêm fixos ao longo de cada período de apuração.
Alguns exemplos de custos fixos são a mão de obra nos departamentos de apoio (que não trabalham diretamente no produto ou serviço), limpeza e conservação, segurança e vigilância, salários de administradores e aluguel de espaços e equipamentos.
Em algumas empresas, especialmente as de serviços, as despesas de telefonia também podem ser consideradas custos fixos em função de contratos firmados com as operadoras.
Por causa de sua falta de relação direta com a produção, os custos fixos exigem a criação de critérios de rateio para que a empresa possa atribuí-los a cada ocorrência na hora de calcular os preços dos produtos e serviços.
A legislação exige que a apropriação de custos no Brasil seja feita pelo método de absorção ou pelo sistema de custo variável:
•Método de absorção: todos os gastos, independentemente de serem fixos ou variáveis, devem ser divididos por todos os produtos ou serviços finais.
•Sistema de custo variável: o custo final dos produtos e serviços leva em conta apenas os custos variáveis, fazendo com que os custos fixos sejam atribuídos somente no momento do resultado do exercício.
Lembre-se de que o conhecimento de todas as despesas da organização e de sua relação com cada processo e projeto pode te ajudar a identificar oportunidades de economia de recursos e, consequentemente, a promover o aumento da rentabilidade do seu negócio.
Para saber ainda mais sobre como organizar suas despesas e usar seus indicadores de desempenho para ajudar sua empresa a continuar crescendo, confira também este post.
Tem dúvidas em como fazer a apropriação dos custos? Clique aqui e fale com a gente, estamos disponíveis para te ajudar.