As demonstrações contábeis são essenciais para que uma organização financeira, sócios da empresa ou um novo investidor possa tomar suas decisões.
É através dela que é possível, por exemplo, conseguir financiamentos bancários, pois é ela que mostra se a empresa pode ou não arcar com a dívida proposta ou analisar se os seus investimentos estão surtindo efeito, ou até mesmo avaliar o montante de seus gastos e custos estão condizentes com o retorno da empresa.
De uma maneira geral, podemos falar que as demonstrações contábeis são as principais informantes da saúde de uma organização e ela é composta por:
– Um Balanço do Patrimonial, que é um resumo dos diretos e deveres da empresa;
– Relatório de apuração dos lucros e/ou prejuízos acumulados;
– Demonstração do Resultado do Exercício;
– Demonstração do Fluxo de Caixa;
– Demonstração do Valor Adicionado, quando se tratar de companhia aberta;
– Demonstração do valor correspondente à mutação do patrimônio líquido da empresa;
– Notas Explicativas e quadros analíticos ou qualquer outra coisa que possa servir para ilustrar a situação patrimonial.
As chamadas notas explicativas tem a função de constar todas as informações relativas ao principio contábil aplicados, bem como informações adicionais que se façam necessárias para uma boa análise e interpretação dos números.
O Balanço Patrimonial é dividido em passivo, ativo e patrimônio líquido.
O ativo é referente aos bens e direitos da organização. Neles entram os investimentos, os valores a receber, o valor que existe em estoque, caixa, banco, entre outros.
Já o passivo são as obrigações com o fisco, com as instituições bancárias e terceiros. O Patrimônio Líquido, nada mais é do que os recursos próprios da entidade, ou suas obrigações perante aos sócios, ou seja, é o resultado entre o passivo e o ativo.
A demonstração de lucros ou prejuízos fornece o saldo do início do ano e todos os ajustes que foram necessários como, por exemplo, uma correção de saldo, as transferências que foram feitas para a reserva e também o lucro obtido.
Já a demonstração do resultado do exercício mostra as receitas brutas de tudo que foi vendido ou recebido através da prestação de serviço, além dos abatimentos das despesas/custos e dos impostos pagos.
Resumidamente é a demonstração contábil que vai proporcionar um verdadeiro RAIO X financeiro de sua empresa e com isso, possibilitar que novas portas sejam abertas, novos investimentos sejam feitos ou, quando necessários, ajustes e alterações na condução dos negócios sejam realizados.
Ter as Demonstrações Contábeis é obrigatório, de acordo com o Código Civil. E isso independente do tipo de tributação de sua empresa.
Ela será feita pelo escritório de contabilidade contratado e, através dela, será possível saber como melhorar os resultados visando o crescimento dos negócios.
Você tem outras dúvidas sobre demonstrações contábeis? Compartilhe sua dúvida nos comentários ou clique aqui e envie sua mensagem e poderemos ajudá-lo!
[otw_is sidebar=otw-sidebar-4]
5 Comments
ótimo artigo obrigada
ótimo artigo bem explicado
Boa Tarde, tudo bom?
Gostaria que me ajudasse a entender por que as demonstrações contábeis não expressam o valor de uma empresa e ao mesmo tempo são tão importantes na avaliação da mesma.
Olá Jaqueline,
O Balanço exprime a situação patrimonial de um determinado momento, por isso somente para avaliações que levem em conta o valor patrimonial ela serve sim. Agora o valor da empresa está muito relacionada a sua capacidade de gerar caixa futuramente, isso não é expresso no Balanço.
Bem, espero ter ajudado,
Me ajudou muito. obrigada!