O ano de 2020 com a crise do coronavírus será um grande divisor. Está decretada de vez o fim do velho mundo, previsível e linear para um mundo imprevisível e volátil.
Está provado que precisamos estar sempre preparados para o pior. No Brasil, todos apostavam em um excelente ano, e por isso todos os empresários já estavam alavancados e com estoque para fazer excelentes negócios.
A crise fechou negócios, e o dinheiro que deveria chegar com os programas de ajuda as empresas não caiu no caixa. O que fazer? Aprender com o passado e se preparar para o futuro.
E o futuro, é o tal do VUCA. O acrônimo de volatility (volatilidade), uncertainty (incerteza), complexity (complexidade), ambiguity (ambiguidade).
O lado bom é que já temos uma série de cases para entender como se preparar para este novo cenário, e ficar parado não é opção.
As Startups e o Mercado se movimentam mais rápidos, e isso pode provocar uma verdadeira reviravolta no seu negócio. Para se ter uma ideia, durante a crise 167 empresas receberam no Brasil, USD 669 MM de Venture Capital, uma dessas empresas com certeza faz algo correlata a sua empresa, e pode provocar uma disrupção no seu mercado.
Vai ficar parado ou vai se atualizar? Vamos juntos…
A primeira coisa que muda para o Imprevisível é a Estratégia. Nosso velho mundo era um lugar onde se podia fazer uma predição do futuro. Determinar o crescimento de uma empresa era função do volume de recursos de investimento que se dispunha.
Nessa etapa, era fácil, afinal podia-se montar Mapas Estratégicos, que funcionavam e que o único trabalho era acompanhar a execução.
A imprevisibilidade deste nosso futuro atual é aquela dos Múltiplos Futuros Possíveis. Naquele onde cada um pode participar desta construção e fazer isso com muito protagonismo.
E como fazer o planejamento empresarial?
Isso deve ocorrer desta forma pois o Planejamento não é mais uma forma de predição do futuro, mas sim um processo fluido e contínuo de aprendizado, onde se deve pensar no sonho e construir passo a passo esse sonho, moldando-se de acordo com as adversidades.
É por isso que o Proposito é a base para a construção das Organizações que crescem de forma exponencial.
Não poderia ser diferente, o segundo pilar é o Cliente. É ele que fala, ele que comenta é ele que decide.
O mundo mais digital empoderou o cliente de uma forma sem igual. Ele pode ser motivado por preço, por funcionalidade, ou ainda em ajudar por exemplo o comercio do seu bairro.
Mas o mais importante deste mundo é que o Cliente não sabe do que ele precisa, e isso cria espaço para o novo. Uma empresa para ter sucesso precisa acertar a necessidade básica do cliente.
As necessidades sempre foram as mesmas, mas a forma de entregar é o que cria o valor. Vamos dar o exemplo no mercado de Turismo. Uma pessoa não quer viajar por viajar, e sim em busca de uma experiência. Quando alguém entra em uma agência de turismo, ele que na verdade fazer uma viagem romântica para reatar o seu casamento, ou ainda, quer um momento de diversão com seus filhos, ou ainda viver uma aventura.
O mais importante é o que o seu produto entrega de valor real. Os desafios das pessoas são os mesmos nos últimos 2.000 anos, e o que temos é formatos mais adequados para essa entrega.
Bem, é por isso que ouvir muito o cliente é essencial para ter sucesso. Como diria o Jeff Bezos da Amazon, “eu amo meus clientes chatos”, pois eles ensinam e mostram o verdadeiro caminho.
Aqui começa o movimento para a entrega e produção de qualidade. Esse mundo novo é o mundo do agile, onde não cabe uma cadeia longa de decisão, demorando para mudar algo que não está certo.
Então aqui é o segredo, pois você precisa montar times. Eles devem ser multifuncionais e terem poder de decisão.
Isso somente é possível se você tem as pessoas certas nos lugares certos. Cada um tem um talento e o líder que terá sucesso é aquele que entende essa dinâmica.
Você deve estar preparado para moldar uma Arquitetura empresarial flexível. Para isso é preciso estar preparado para:
A velha empresa rígida em termos de controle e compromissos não terá espaço e morrerá.
Agora não pense que isso é exclusividade das empresas Digitais, tem muito atividade de compra e venda de negócios ocorrendo mais tradicionais mercados.
E quer mais, sabe uma empresa do mundo físico que é flexível e inova a todo momento. A 3M que criou uma tabela periódica de suas inovações e tudo o que ela cria está relacionada a junção destas inovações e nos mais diferentes mercados. Isso é uma verdadeira arquitetura funcional.
Por fim a execução que é o que viabiliza tudo isso que tratamos acima.
E neste pilar temos o modelo do lean, onde os teste e execução rápidos viabilizam uma entrega mais próxima a perfeição.
A falha aqui é necessária, mas deve ser somente aceita em fases iniciais. E ferramentas como o Agile, o Scrum e o Kanban são a forma de organizar tudo isso para acontecer da melhor forma.
Se você chegou aqui, deve estar se perguntando, qual é a razão de um texto sobre incertezas em um Blog de Contabilidade? Não deveriam estar falando de impostos?
Você tem razão, impostos, escrituração contábil é o nosso mundo, porém estamos aqui para facilitar o dia a dia do empreendedor. E para nós o empreendedor precisa se adaptar rápido para poder sobreviver.
Queremos ajudar a sua empresa a chegar lá, por isso te propomos uma parceria, entregamos o necessário para você se manter regular e informação útil através de nossos consultores e analistas para que você tenha todo o apoio e suporte.
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