A figura do gerente é de extrema importância dentro das empresas. Bons profissionais, por exemplo, serão fundamentais para que a empresa alcance resultados através de um bom gerenciamento das equipes, passando diretrizes, orientando e, principalmente, caminhando junto aos seus liderados.
Porém, para que você se torne um gerente excepcional é fundamental que você tenha algumas características, ou que exercite algumas habilidades que listamos abaixo. Confira:
Antes de qualquer coisa, um bom gerente será responsável por executar o que foi planejado. Portanto, ele deve também ser capaz de reagir a situações inesperadas, descobrir o que está acontecendo e responder a essas demandas imediatas – da empresa e do mercado – em tempo hábil e de forma efetiva.
O gestor eficiente conseguirá trabalhar sob pressão, durante as adversidades, sem prejudicar a sua produtividade ou passar uma imagem de desespero para sua equipe. O gerente competente é aquele que consegue se tornar um verdadeiro gestor de crises, evitando que o stress se propague como consequência de um problema.
Além disso, ele utiliza os problemas como lições de aprendizado e aproveita essas situações para ensinar aos seus liderados o que não deve ser feito e como a solução é a parte mais importante de um momento como esse.
Vale lembrar que, para que isso seja feito é preciso exercitar o controle emocional pois, se o gerente passar uma imagem errada para a sua equipe perderá o controle da situação e as consequências podem ser irreversíveis.
Boa comunicação e facilidade com os relacionamentos interpessoais também são habilidades obrigatórias para um gerente de sucesso. Portanto, lidar com pessoas de forma efetiva, considerando, com sensibilidade, as diferenças de temperamento e de capacitação, será uma excelente ferramenta para ter sua equipe a seu favor.
Adicionalmente, você deve procurar ser a figura de intermediação de conflitos, ouvindo as partes envolvidas, demonstrando interesse pelas causas e apresentando uma solução que não prejudique ninguém mas, principalmente, tenha como motivação o bem da empresa.
Um bom gerente não é um chefe, portanto, ele não apenas comanda, mas segue à frente de sua equipe, liderando. Portanto, ele deve demonstrar motivação, competência e proatividade, de forma a influenciar positivamente seu time com bons exemplos.
Tenha em mente que o bom gerente deve passar para seus liderados a imagem de ser aquele que está junto, sempre disposto a ajudar. Além disso, o líder é aquele que está sempre disposto a trabalhar duro, portanto, nada de reclamar de muito trabalho para a sua equipe.
O gestor deve ter conhecimentos específicos voltados para o segmento em que a empresa atua. Isso porque, além de ser uma referência motivacional, ele deve ser detentor de informações importantes e estratégicas sobre os produtos e serviços da empresa, além de ser um profundo conhecedor do mercado.
Por isso, se você que se tornar um bom gerente você nunca deve parar de estudar, de reciclar seu conhecimento específico sobre a área que atua, ficar de olho nos concorrentes e nas inovações do mercado.
Para ter sucesso na tarefa de gerir uma equipe é preciso ter a organização como uma forte aliada da sua metodologia de trabalho. Essa organização deve ser refletida em todos os sentidos, desde a obtenção e arquivamento de relatórios, gerados a partir de informações estratégicas para o setor, até a delegação de tarefas.
Além disso, é preciso ter disciplina e foco para acompanhar a execução delas, assim como mensurar os resultados.
A ética profissional é fundamental para qualquer cargo, seja ele de liderança ou apenas operacional. Contudo, vale ressaltar que, em caso de uma função de gerência é mais importante ainda que o profissional aja totalmente dentro de princípios éticos.
Portanto, é fundamental que você respeite não apenas os seus gestores mas considere seus liderados e os interesses de todos. Além disso, mantenha qualquer informação a respeito da empresa, da estratégia, do serviço ou do produto em sigilo.
Dentre essas habilidades que todo gerente precisa ter fica evidente que é preciso ter muito jogo de cintura para ser a “ponte” entre a empresa e os setores, considerando a interdependência entre elas e a importância de ambas.
Tenha em mente que esse isso gerará resultados positivos para a organização. Com a competição no mundo globalizado que vivemos atualmente compete ao gerente se manter atualizado e preparado para o mercado de trabalho.
Aproveite nossas dicas e trabalhe duro para que suas habilidades sejam aprimoradas. Lembre-se que, mesmo que você não seja 100% eficiente em todas as áreas, é possível adotar técnicas que lhe auxiliarão para melhorias.
Além disso, exercite o que você tem de melhor e torne-se um gestor exemplar. Para mais dicas continue acompanhando nosso blog.
1 Comment
Regina, muitíssimo obrigado!
Por compartilhar este artigo tão incrível e completo que facilitará, dia após dia, não só o meu crescimento, mas o de milhares de pessoas que tiverem a oportunidade de visualizar todas essas dicas.