Seja na vida pessoal ou profissional, a qualquer momento podemos nos deparar com as mais diversas dúvidas.
Quando entramos no “ponto de ruptura”, é natural que as coisas pareçam sair dos eixos e ficarmos com a sensação de que não conseguiremos dar conta do recado. Talvez por nos sentirmos incapazes ou simplesmente por estarmos completamente perdidos mesmo.
O fato é que por melhor que esteja planejada a nossa trajetória pessoal ou profissional, são justamente nesses momentos turbulentos que somos obrigados a tomar decisões. Precisamos fazer ajustes e nos adaptar às mudanças até encontrar qual o caminho certo a seguir. Isso é essencial.
Porém, o que é bastante comum, é nessas horas nós simplesmente travarmos, e o motivo é simples: falta de autoconhecimento. É comum tentarmos encontrar esse caminho sozinhos, entretanto isso demora, então, uma solução é solicitar a ajuda de um profissional.
E é neste ponto que somos apresentados ao profissional de Coaching: o Coach!
Esse artigo falará sobre como o Coach trabalha e como funciona o processo de Coaching. Continue lendo para entender melhor!
Coaching é um procedimento que utiliza uma série de ferramentas, técnicas e conhecimentos de diversas ciências, com o objetivo de estimular o autoconhecimento e, a partir dele, despertar uma versão melhor das pessoas.
De acordo com a definição dada pelo Instituto Brasileiro de Coaching (IBC Coaching):
Coaching é a maior e melhor metodologia de desenvolvimento e capacitação humana existente na atualidade e a carreira que mais cresce no mundo.
Pode parecer até exagero, mas essa definição não é por acaso.
E o Coaching é isso: um processo de reflexão e compreensão de si mesmo. Um processo de desenvolvimento humano, pautado em diversas ciências e técnicas, com o objetivo de incentivar e direcionar as pessoas e empresas a definirem objetivos, alcançarem metas, se fortalecerem e evoluírem continuamente.
Estamos no século XXI, onde há fácil acesso à tecnologia, mas as relações pessoais por mais que sejam cruciais, estão se tornando cada vez mais escassas. Nessa era de imediatismos, recebemos cobranças de todos os lados e estamos mais propensos a levar em consideração as nossas limitações e não nossas capacidades. A questão é que temos um grande potencial que nos permite ir longe e é a partir dessa aceitação inicial, que será possível trabalhar para se desenvolver.
Todos nós temos a capacidade de evoluir e obter grandes resultados em pouco tempo, porém não enxergamos isso. Então essa é a missão do Coaching: nos orientar e impulsionar a despertar nossas melhores versões.
Geralmente o cliente – também conhecido como Coachee – procura um profissional de Coaching quando sente a necessidade de mudança em algum aspecto da sua vida. O Coach identifica o objetivo principal do seu cliente e ambos passam a trabalhar juntos na concretização de metas para alcançar esse objetivo.
O Coaching é um processo flexível, conduzido por sessões. Essas sessões são confidenciais e podem ser realizadas tanto individualmente quanto em pequenos grupos.
Geralmente têm duração de 1 a 2 horas e podem ser aplicadas em frequências semanais, quinzenais ou mensais. Esse tempo será acordado entre o Coach e Coachee. A quantidade de sessões necessárias pode variar de acordo com a evolução do cliente, tudo dependerá do objetivo a ser alcançado e de todo o processo intermediário que foi traçado junto com o profissional.
Uma coisa bacana, é que com a evolução dos meios de comunicação, muitos profissionais de Coaching têm se utilizado de ferramentas como Skype e Hangouts para manter contato e acompanhar a evolução do “mentorado”.
O objetivo do profissional de Coaching é de aprimorar o indivíduo, tirando-o de seu estado inicial e guiando-a ao seu estado desejado.
Munido de perguntas poderosas, o primeiro passo do Coach é identificar o estado atual do Coachee.
À partir disso será possível definir detalhadamente onde o Coachee quer chegar – o estado desejado.
O Coach o conduz a traçar um plano de ação, com o caminho para que ele chegue ao ponto desejado.
À partir daí, com trabalho e esforço contínuo, a pessoa vai sendo estimulada a trabalhar suas deficiências e aprimorar suas qualidades, com foco em resultados à curto prazo.
Se você está pensando em se tornar um Coach, não precisa se preocupar com pré-requisitos específicos. Saiba que profissionais de qualquer área podem dar um upgrade em suas carreiras, se tornando um Coach independente da área de atuação.
A única coisa que é de suma importância fazer, é se atentar às exigências da lei e regularização da atividade.
Você pode prestar o serviço de Coaching atuando como MEI ou abrindo uma empresa, assim você poderá prestar serviços para outras empresas.
Tenha em mente contatar um Contador parceiro para te ajudar em toda a parte burocrática da abertura e regularização. Por estar mais próximo de todas essas exigências legais, ele te orientará sobre como proceder para evitar possíveis problemas que venham a prejudicar a sua empresa antes mesmo de você começar desempenhar sua função.
O Coaching pode ser aplicado a qualquer área da vida, porém, pode ser dividido em 2 grandes ramificações: Coaching Empresarial (Business Coaching) e Coaching Pessoal.
No Coaching Empresarial o foco é ajudar as organizações e empresas a se planejarem e extraírem o máximo de produtividade para alcançar metas.
Dentro de Coaching Empresarial, alguns exemplos de ramificações:
Já o Coaching Pessoal tem como foco ajudar a pessoa a se aprimorar em algum aspecto da sua vida pessoal. É uma área bastante abrangente, podendo ir de relacionamentos à espiritualidade e finanças.
Dentro de Coaching Pessoal, alguns exemplos de ramificações:
Esses são apenas alguns exemplos, porém, há uma infinidade de possibilidades para o Coach explorar.
Se você ficou interessado, saiba que o processo de Coaching agrega uma série de benefícios.
O motivo é que você poderá contar com um profissional para orientá-lo e auxiliá-lo a crescer como pessoa, aprendendo a lidar com as adversidades e alcançar suas metas, sejam elas quais forem. Os principais benefícios que uma pessoa obtém ao participar desse um processo, são:
Portanto, vale a pena investir em um profissional mesmo que você não esteja sentindo necessidade.
Jack Welch, Ex CEO da General Electric e considerado por muitos como o maior executivo do século XX, disse, ainda no século passado, que “todo líder deveria ser Coach”. Segundo ele, todo líder deveria seguir obrigatoriamente esse caminho.
Embora fosse um olhar bastante visionário para o mundo corporativo daquela época, as palavras de Welch vinham carregadas de verdade. E o motivo é bem simples: todo líder deve ter a capacidade de extrair o melhor de seus colaboradores, e traze-los junto a si, para que juntos, possam alcançar seus objetivos pessoais e corporativos.
Porém, essa não é uma tarefa fácil. Para conseguir realizar tudo isso, é preciso conhecer profundamente seus liderados, e essa é uma tarefa que só um Líder Coach pode realizar.
Muitas vezes deixamos passar despercebidos pontos que podem parecer bobos, mas que certamente com o tempo farão toda a diferença.
Vale à pena buscar uma formação em Coaching para conseguir elevar a sua equipe ao máximo.
Por ajudar e despertar no ser humano as suas potencialidades, permitindo que ele execute com mais destreza as suas atividades, enxergue a vida de uma maneira diferente e se torne uma pessoa mais plena, o Coaching é uma área que está em alta e constante crescimento.
Extremamente adaptável, cada pessoa tem tratamento personalizado pelo Coach, que trabalhará junto com ela na identificação e resolução de seus problemas. Isso gera uma série de benefícios para quem faz essa contratação, pois incentiva a autorreflexão e com isso a mudança promovida é permanente, pois é algo que flui do seu interior para o exterior.
Os profissionais de qualquer área também podem se tornar Coach, aliás, isso é algo recomendado. Um líder Coach conhece os valores de cada indivíduo, o que leva a entender melhor a sua equipe e suas motivações. Dessa forma, o líder adquire maior facilidade em orienta-los, gerando assim, uma equipe mais unida, mais segura e mais produtiva.
Se ficou interessado no tema, te convido para o nosso próximo Saberes, que terá como assunto abordado: Habilidades de Coach na Gestão de Pessoas, e será mediado pela Cristiane Vicchiato, que é Coaching formada pela Escola de Coaches do Instituto EcoSocial e membro da ICF (International Coach Federation).
Te espero lá! 😉
2 Comments
Parabéns pelo texto. Ótimas informações!
Legal! Gostei boa informação 🙂