A Lei 13.467/2017, sancionada pelo presidente Michel Temer em julho desse ano, realiza mudanças na legislação trabalhista e altera em mais de 100 pontos a Consolidação das Leis de Trabalho (CLT).
Estas mudanças estão previstas para entrar em vigor à partir de novembro de 2017, e apesar do assunto ter causado bastante estardalhaço, muitos empreendedores e colaboradores ainda se sentem um tanto confusos com isso.
Apesar de tudo, é importante frisar que a Reforma Trabalhista já é uma realidade. Portanto, estar atento a todos esses aspectos é de suma importância, para ambas as partes. Isso evitará problemas trabalhistas e dores de cabeça futuras.
Mas e agora? Nas relações de trabalho entre colaborador e empreendedor: O que muda? O que se mantém? Como proceder? Na prática, como tudo será aplicado?
Pensando em ajudar a sanar boa parte dessas dúvidas, elaboramos um infográfico com os principais pontos alterados e explicamos um pouquinho mais as implicações da reforma. Continue lendo! ?
>> Baixe o nosso infográfico em melhor resolução clicando aqui <<
Agora que você já sabe as principais mudanças geradas pela reforma trabalhista, é importante entender:
As relações trabalhistas entre empreendedor e colaborador mudarão em alguns aspectos.
Não queremos dizer nada referente ao relacionamento interpessoal entre vocês, mas, como a partir de agora o acordo entre o empregado e o empreendedor, ganha mais força.
Diferente do passado, onde o Capital se concentrava somente na mão dos grandes empresários e os funcionários eram vistos apenas como a mão-de-obra necessária para produzir, hoje em dia, para se tornar um empreendedor, não é necessária mais uma grande quantidade de dinheiro acumulada.
Com essa revolução tecnológica que temos vivido, o empreendedorismo deixou de ser algo que fica somente no imaginário da maior parte das pessoas e passou a se tornar uma opção de vida. Hoje em dia para se empreender, basta ter uma boa ideia, força de vontade e acesso à tecnologia – que se tornou o maior aliado dos empreendedores da atualidade.
Com todas essas mudanças, a parceria entre o colaborador e o empresário tende a sair do estigma de “chefe x empregado” e passa a ser uma relação de parceria, onde, o empreendedor e o colaborador poderão juntos, entrar em acordo sobre as relações de trabalho. A Lei da Terceirização e a Lei do Salão Parceiro são bons exemplo disso.
Bons exemplos de situações em que a Reforma Trabalhista se aplica, são:
Esses são apenas alguns exemplos, porém, vemos a flexibilidade que a Reforma Trabalhista traz para ambas as partes.
Então, para evitar problemas trabalhistas e aproveitar o máximo dessa flexibilidade que agora é possível, é imprescindível estar por dentro de todas essas mudanças. Veja abaixo como evitar problemas!
Converse com o seu contador parceiro para que ele possa te dar uma orientação sobre essas mudanças e as demais, e como elas afetam o seu negócio de um modo geral.
É importante se certificar se o contador está de fato, preparado para te ajudar nessa questão. Estamos na era da velocidade e comunicação, então, ele precisa estar atento às notícias, legislações publicadas e ter participação em fóruns de discussão sobre tais mudanças. Informação nunca é demais!
Somente isso irá garantir que você estará salvo de receber surpresas negativas, afinal, somente o conhecimento do contador o permitirá te fornecer as melhores ferramentas para que o empreendedor possa se planejar e adquirir uma nova postura frente à todas essas mudanças.
Então fique de olho e aproveite para responder o nosso Diagnóstico e Auditoria de Riscos Trabalhistas, para saber se a sua empresa está no caminho certo. Prevenir nunca é demais!
A natural evolução que a revolução tecnológica nos têm proporcionado, está cada dia mais causando uma mudança nas relações de trabalho.
O modelo seguido desde a Revolução Industrial, que foca na relação “chefe x empregado” já não funciona mais para a realidade da nossa sociedade moderna. Os empreendedores precisam dos colaboradores, ambos são engrenagens de uma mesma máquina. A tendência dos negócios de hoje em dia, são horizontalizar cada vez mais a sua hierarquia, dar voz aos funcionários e a Reforma Trabalhista é uma forma de estreitar ainda mais essa relação.
Embora ela dê mais força à relação, como dizia o tio Ben, do Homem Aranha:
Conselho levado para a vida. Fica a dica. ?
Com grandes poderes, vem grandes responsabilidades.
Então fique atento e contate o seu contador parceiro para que ele possa te orientar sobre essas mudanças.
E aproveitando esse assunto, quero dar uma boa notícia!
Se você é de São Paulo ou estará em São Paulo na próxima semana, o nosso encontro SABERES já tem data marcada!
Será dia 21/09 e o tema será “Relações de Trabalho – O que muda após a Reforma Trabalhista“.
Quem conduzirá esse encontro serei eu, a Regina Fernandes do Instituto Capital Social e da Capital Social Contabilidade e Gestão.
Clique abaixo, veja detalhes e garanta o seu ingresso! ?
1 Comment
Ótimo infográfico!