Já escrevemos nesse blog sobre os Segredos das Organizações Exponenciais. Essas são empresas que crescem 10x mais rápido que as empresas comuns.
Um estudo da Singularity University conduzido por Salim Ismail lançou uma enorme discussão e movimento sobre esse tema e as características dessas empresas.
O ponto mais importante em comum de todas essas as organizações é ter um Propósito Transformador Massivo chamado de PTM.
É a partir do PTM que Amazon, Google, Airbnb, Uber, Facebook e Skype têm gerido seus negócios e alcançado excelentes resultados ao longo dos últimos anos.
Então, ter um Propósito pode ser um excelente ponto de partida para sua Startup ou ainda para empreender a partir de uma PME. Nós mesmos, da Capital Social, temos um PTM e estamos bastante felizes com seus resultados desde então.
Vamos ver mais sobre o tema e te ajudar a criar um propósito para o seu empreendimento.
Bem, a primeira coisa a saber é que as organizações exponenciais não possuem no horizonte somente o lucro. Isso pode ser uma grande diferença para as organizações tradicionais que focam tudo neste ponto.
Como foco e horizonte da gestão está o propósito de transformação ou ‘Propósito Transformador Massivo’ que movimenta todos na organização, desde a gestão até os menores níveis de colaboradores.
Esse acaba sendo um ponto central na empresa e no seu objetivo econômico. O lucro e o crescimento acabam surgindo como consequência da busca deste propósito.
É importante mencionar que um propósito não é uma ação de curto prazo. É somente a médio e longo prazo que ele pode ser atingido e por isso acaba sendo sim, um norte, para toda a ação desenvolvida.
Por terem esse estímulo de transformação, ele acaba por inspirar todos que queiram ver essa mudança. Por isso essas empresas acabam por reunir colaboradores, parceiros e clientes engajados e fiéis.
Outra diferença é que estamos acostumados com a economia da escassez então pensamos nas visões e missões das empresas para um grupo bem determinado de pessoas ou ainda de serviços. As organizações exponenciais focam em abundância e com isso ampliam o tamanho do seu PTM.
O PTM então é uma verdadeira estrela-guia de gestão. Isso pode ser muito bem utilizado pela maioria das PMEs que conheço. Nosso PTM, da Capital Social é “Facilitar o dia a dia do Empreendedor”.
Pensando dessa forma já mudamos o nosso jeito de entregar nossos serviços contábeis e estamos em diversas iniciativas que buscam melhorar o ambiente empresarial no Brasil.
Isso tem provocado mudança inclusive para nossos colaboradores. Por isso você não pode “sair de casa” sem um propósito consistente.
Mas o que diferencia um PTM de uma missão ou visão de uma empresa, você sabe?
Em todo o planejamento estratégico, antes das métricas e indicadores do dia a dia são discutidos pontos globais da empresa, como a visão e missão que são os pontos mais altos, alinhados sobre onde a empresas espera chegar.
De toda forma, existem algumas características que você somente encontrará em um proposito transformador massivo. Vejamos aqui:
Mas vamos a prática para entender melhor…. no próximo subtítulo vamos ver alguns exemplos de PTMs pelo mundo.
Nada melhor para tangibilizar o que estamos falando do que ver alguns exemplos não é mesmo.
Vamos a eles:
Agora dito que o PTM não é igual a uma visão ou missão empresarial, vamos demonstrar o que não fazer no seu PTM e depois trazer alguns exemplos que não se assemelham a este tema que estamos tratando.
Não transforme o seu PTM em uma Declaração de Visão. Nela falamos sobre o que a organização é atualmente ou se transformará no futuro.
Evite descrever uma declaração de Missão, que nada mais é como a organização atinge o seu propósito.
O PTM também não é um Slogan de Marketing, portanto não é certo nele promover um produto ou serviço.
Ele não é dirigido ao cliente, já que trata de uma transformação, então evite um propósito que tenha a palavra ‘você’. Do mesmo jeito que evite a palavra ‘nós’ como se falasse da empresa.
Todos esses pontos acima, acabam por descrever o que as empresas querem se tornar e não a mudança que querem promover.
Amex – Ser a marca de serviço mais respeitada do mundo
IBM – Ser a empresa mais bem-sucedida e importante do mundo na tecnologia da informação
Zappos – Fornecer o melhor serviço possível ao cliente
Produzir um PTM pode ser bastante difícil, principalmente se você já tem uma empresa, pois deverá analisar os pontos que já fazem parte do seu dia a dia.
Já uma empresa que está sendo constituída ou ainda uma startup que está nascendo tem como fazer uma discussão bem mais profunda antes de se lançar no mercado.
Para produzir um PTM você pode iniciar através de uma brainstorm com a equipe e adotar uma abordagem a partir das perguntas Por quê, Como e o Quê?
Você pode validar o seu PTM após a brainstorm em uma discussão com as seguintes perguntas:
Se o seu PTM conseguir ser conduzido ao longo dessas perguntas, imagino que tenha feito um bom trabalho.
Muito da literatura de gestão tem discutido sobre o crescimento e lucratividade das empresas. Uma parte tem avaliado empresas com alto perfil de crescimento.
Nos parece que a principal pesquisa e mais assertiva é a abordagem de Salim Smail com as Organizações Exponenciais. Nelas o principal ponto de partida é ter um Propósito Transformador Massivo e vimos neste texto os principais pontos do tema.
Nós da Capital Social Contabilidade também estamos atentos a tudo isso, adotando a prática e incentivando outras empresas como a sua e de nossos clientes para entrar neste ciclo de crescimento e desenvolvimento que o mundo está vivendo.
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