O Marketing Digital definitivamente se popularizou. Nunca se falou tanto sobre essa forma de fazer marketing, tanto que até as PMEs passaram a considerar esse tipo de investimento para seus negócios e contratar Agências Digitais.
Vamos nos lembrar que em um passado não muito distante, somente as grandes empresas conseguiam ter uma planejamento de marketing para atingir o seu público.
Isso tem aberto enormes oportunidades para quem quer empreender na área e montar a sua Agência de Marketing Digital.
Um dos principais passos para isso é definir a sua atuação no mercado e quais serviços irá oferecer. Isso é super importante pois vai contribuir com o planejamento do negócio.
Isso sem falar que existe a oportunidade de uma atuação especialista em uma das áreas do marketing, reduzindo investimento e custos e consequentemente lucrando mais.
Bem, vamos então para o restante do texto e vamos ver se ele ajuda a você em seus próximos passos.
Com o mercado de internet, os serviços de marketing tem ganhado novas formas. Com isso existem muitas agências novas no mercado. Para se diferenciar, umas das formas é atender a nichos de mercado e se especializando no atendimento de determinadas “dores”.
Dizem por aí que existem pelo menos 12 tipos de agências no mercado, mas vamos descrever as 9 principais e contar um pouco, de qual equipe e conhecimento você deverá contar para um bom atendimento.
Pense que uma pessoa pode fazer duas ou três destas tarefas, mas talvez não faça tão bem quanto o necessário para entregar qualidade e se diferenciar no mercado.
Esse é o tipo mais comum no mercado atuando no Digital. Essa agência foca em todo o desenvolvimento web + gestão de redes sociais. Faz o site, o conteúdo, impulsionamento de redes.
Enfim, consegue dar o atendimento para qualquer empresa que queira ter uma presença na web.
O time dessa agência deve ser composto de acordo com os vários modelos apresentados abaixo.
Esse é o tipo de Agência mais clássica. Isso pois antes de toda a “onda” de Marketing de Conteúdo e Mídias Sociais, todas as empresas procuravam uma empresa para o desenvolvimento de seu site.
É um tipo de serviço que ainda pode ser bastante explorado, principalmente em algumas regiões e para alguns segmentos de mercado que ainda não possuem tanta presença na web.
Existem agências deste tipo que se especializam em E-commerce, fazendo não somente o Front-End como toda a programação da plataforma.
A equipe deve ser composto por Designer, Programador Front e Back-End (ou full stack – que entende tanto de back quanto de front)
Assim como a Agência Digital, as Agências de Inbound Marketing possuem uma ampla gama de produtos e entregáveis.
O foco destas agências é a construção de uma estratégia orgânica de longo prazo para qualquer tipo de empresa.
Por sua características costumam ter contratos de longo prazo, e apresentam algum churn com clientes que não conseguem observar resultados, é bom ficar atento a isso.
Você vai precisar de Analista SEO (ou de marketing digital), Programador Front End (para estudos de usabilidade), Redator, Analista de Redes Sociais, Social Media, Designer, Analista de links patrocinados e Analista de Marketing Digital.
Essas Agências são um desdobramento das Agências de Inbound Marketing, e cuidam de tudo sobre os conteúdos. Aqui não se limitam a textos, mas também a materiais ricos e até a estratégia de conteúdo em vídeo.
Outro ponto importante da estratégia deste tipo de Agência é contar com um Analista de SEO, pois os conteúdos precisam performar.
Além disso considere me sua equipe Redator, designer e Social media.
Esse é um trabalho hiper especializado. Existe um excelente espaço no mercado para esse tipo de agência, já que o trabalho nessa área nunca se esgota.
Aqui vale a pena mencionar, que além do foco nas empresas, a prestação de serviços pode ocorrer para outras agências. Isso dependerá bem da qualidade do serviço.
Vale a pena focar em alguns segmentos, já que o trabalho em nichos criará em si, um melhor conhecimento do que funciona.
Pense em contar com programador back end, analista de marketing digital e designers.
As redes sociais também ganharam muito relevância. Toda a marca deve pensar em cuidar do relacionamento com clientes e stakeholders nas redes.
Por isso o trabalho de Social Media vai além de impulsionar conteúdo nas redes. Ele passa por definir toda a estratégia de relacionamento de marca, e até a operacionalização deste relacionamento fazendo a gestão de comentários nas redes.
É uma área que está tendo muita demanda e que não se esgotará tão cedo.
Pense em ter Redator, Analista de Redes Sociais, Social Media e Designer
Nas Agências de Design o trabalho envolve tanto estratégias online como offline. Esse tipo de agência cuida da produção de todos os materiais e artes, desde um cartão de visita, até o logo dos clientes.
Tudo para deixar pronto para a impressão e a produção gráfica. Tenha designers (focado tanto no on quanto no off), diagramadores e redatores.
Essas são mais tradicionais e atuam não somente do digital como no offline. São Agências completas que possuem vários dos serviços já mencionados.
Atuam desde a construção da marca, passando pela sua construção e execução.
É preciso ter diversos profissionais, como designers (focado tanto no on quanto no off), diagramadores, redatores, social media, diretor de arte.
É a junção de todos os formatos de agências descritos acima. É o modelo mais completo que existe pois ele pode atender tanto o on quanto o off.
Atuam na Propaganda tradicional e em mídias impressas e televisivas.
Bem agora que você passou por todos os tipos de Agência tenho certeza que você já está pensando em um deles ou em dois/três.
Agora minha intenção é ajudar nessa escolha, para isso vamos pensar em três elementos.
Esse é um ponto essencial para a definição do tipo de agência. Imagino que você não tenha tantos sócios quanto às áreas do Marketing, e portanto terá que ter equipe.
Minha preocupação ao mencionar o que cada tipo de agência realiza era justamente mencionar o tipo de equipe que precisará ter.
Então você deve considerar isso no investimento que fará. Times e processos (fora equipamentos) são os maiores gastos de uma Agência.
Ter uma atuação mais especializada ajudará a diminuir o tamanho do investimento. É claro que algumas atividades podem ser terceirizadas em uma Agência com uma gama maior de serviços, mas você deve pensar o quanto isso pode interferir em sua estratégia.
Recomendamos: Captar recursos para o seu negócio – Conheça as alternativas e dicas para financiar seu crescimento
Qualquer empresa que inicia suas atividades depende muito do trabalho dos sócios. É inegável o importante papel que eles possuem no sucesso de qualquer empresa.
Por isso é preciso entender as áreas que os sócios mais se identificam para definir o melhor tipo de agência.
O ideal é que o conhecimento dos sócios dê conta das principais atividades da Agência, ou as mais importantes, e que atividades mais secundárias possam ser desempenhadas até por terceiros.
Recomendamos: Evolução dos Negócios – As 5 Fases Financeiras de sua Empresa
Nicho que atuação é muito importante para uma comunicação adequada ao alvo certo. Existem muitas vantagens da atuação em nichos. Temos um artigo completo sobre o tema em: Nichos de Mercado – Um guia para ter sucesso em sua empresa.
Por isso pense em mercados em que você teve uma grande performance. Esse histórico pode ser uma grande porta de entrada para novos clientes.
Além disso desempenho é tudo. Você tendo sucesso no nicho terá mais clientes, mais produtividade, menores custos e consequentemente mais lucros.
Atuar em um nicho não significa deixar todos os demais, existem várias Agências híbridas, mas significará uma atenção e comunicação focada para trazer mais resultados.
Sei que você deve estar pensando: “Pq vão falar de persona, é lógico que eu sei que devemos definir uma persona, afinal sou de Marketing, rs”.
Mas vale a pena reforçar esse ponto, depois de tudo o que falamos nessa seção do texto, ter uma persona bem definida é essencial para seu sucesso.
Embora os sócios são peça chave para o sucesso da empresa, assim como a equipe direta, não podemos nos esquecer que qualquer negócio precisa manter parceiros em seu negócio.
Nas Agências de Marketing não é diferente. Entendo que existem pelo menos dois tipos de parceiros que são essenciais, vamos falar um pouco mais deles.
Não dá para pensar em produtividade em uma Agência Digital sem contar com ferramentas, como Ferramentas de Automação de Marketing, de Controle de Processos, de Contratação de Freelas e de Gestão de Redes Sociais.
O ponto importante disso tudo é que existem empresas que oferecem essas ferramentas que já perceberam que a atuação em conjunto com uma Agência potencializa ambos os parceiros.
Essa atuação muita vezes vão além de oferecer as ferramentas, eles também ajudam a educar o mercado e proporcionar mais conhecimento.
Alguns exemplos:
Existe um parceiro de toda a empresa que é essencial desde a abertura da empresa, até o cumprimento das obrigações com o Governo.
Esse parceiro é o escritório de contabilidade. O Contador é um profissional de gestão, e você deve contar com o seu conhecimento para o crescimento da Agência.
Já na abertura, existem 3 decisões que passam por um auxílio do profissional, são eles: o tipo societário, o porte e o enquadramento tributário.
No enquadramento tributário a análise do objeto social, tendo em vista os tipos de agência pode determinar um maior ou menor imposto. Por isso a escolha de CNAEs é tão importante. Saiba mais em CNAE: Se você não definir a atividade de sua empresa corretamente vai se odiar depois.
Depois de aberta a empresa o contador vai acompanhar todas as operações de sua empresa. Um contador que opere integrado a sua empresa proporcionará mais ganhos ainda. Conheça 7 benefícios imediatos de ter seu controle de caixa integrado ao Contador.
Existem grandes oportunidades de empreender no mercado de Agências de Marketing. Apesar das oportunidades existem muitos concorrentes e é importante a diferenciação.
Uma forma de se diferenciar é escolher o tipo adequado de agência dado o investimento e conhecimento dos sócios, são pelos menos 9 tipos diferentes. Além disso há a atuação em nicho.
Outros fatores que podem ajudar a Agência a crescer é a escolha de parceiros. Um desses parceiros é o escritório de contabilidade. Escolher um que entenda do mercado vai fazer com que sua empresa dê alguns passos a mais.
Assim é a Capital Social, contabilidade especializada em Agências de Marketing, parceiro de longa data da RDStation, e que tem um trabalho focado no seu crescimento.
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