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Turnover: Saiba como isso afeta a sua empresa e como agir

Publicado por Regina Fernandes em 5 de julho de 2016

Estamos passando por um século de total desapego em todos os sentidos. Em relação ao trabalho, mais do que nunca, as pessoas trocam de emprego em busca de satisfação pessoal e qualidade de vida, comportamento que era somente observado nos mais jovens.

Por isso é preciso ficar atento, ter um certo nível de rotatividade nos funcionários, o turnover, é “natural”, mas se este indicador se elevar rapidamente, pode significar problemas dentro da sua empresa.

Mas ficam as perguntas: Como a empresa pode lidar com a rotatividade? E como calcular e controlar o turnover?

Continue lendo este post para entender sobre o turnover e como isso afeta a sua empresa.

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O que é TURNOVER

Mas afinal, o que é TURNOVER ?

Ele é um indicador que mede a rotatividade dos funcionários observado em uma empresa e serve para entender como estão as admissões e desligamentos em um determinado período de tempo.

Dado que o índice é uma relação, ele dependerá da quantidade de funcionários.

Em grandes empresas, quando ele supera 5% a gestão pode-se entender que há problemas, já nas PMEs não necessariamente, pois a saída de 1 entre 10 funcionários contratados representará 10% de turnover e provavelmente não precisa de plano de ação.

É bom ficar atento as mudanças fora da normalidade da empresa.

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Quais são os custos da rotatividade de funcionários

Algo que é liquido e certo, e que o aumento da rotatividade de funcionários causa é o custo que se eleva, alguns mais claros, pois sai diretamente do caixa da empresa, outros não tão visíveis pois afetam a produtividade.

Você sabe como isso te afeta? E quais são todos os custos envolvido?

Para entender melhor essa parte dividimos em 3 fases de custos.

 Custos PRIMÁRIOS

Estes custos são aqueles que você terá pelo desligamento ou contratação de fato e que afetam diretamente o seu caixa.

Afinal se uma pessoa se desligou você precisa treinar outra, e gastará também com todos esse processo entre a saída e a entrada de um novo colaborador, abaixo os principais custos.

  • Custo com Rescisão
  • Processo de recrutamento e seleção
  • Registros e documentação
  • Integração e Treinamentos

 

 Custos SECUNDÁRIOS

Os gastos secundários se interligam aos resultados que o desligamento de alguém vai causar na sua empresa, ou seja você perdera por um tempo o volume de produtividade, até que a pessoa que você contratou pegue o trabalho e o ritmo.

  • Produtividade
  • Atitudes

 Custos TERCIÁRIOS

Os gastos terciários vão aparecer mais futuramente, eles te assombrarão quando você não estiver mais lembrando, pode ser que você venha perder algum negócio por toda essa situação.

  • Os gastos TERCIÁRIOS
  • Extra investimentos
  • Perdas

Exagerado?

Um pouco talvez, mas possível de acontecer.

É importante que se faça a conta destes custos para a sua empresa, pois muitas vezes melhorar e investir no ambiente de trabalho pode gerar diversos benefícios e trazer um excelente ROI (Retorno sobre o Investimento)  

Servente e merendeira

Benefícios da manutenção de bons funcionários na empresa

Quando você tem uma equipe produtiva e eficiente, a saída de colaborador pode realmente afetar a produtividade dos que ficam na empresa.

Além disso investir para reduzir o turnover pode ter uma série de benefícios de longo prazo e até criar vantagens competitivas dependendo no negócios de sua empresa, isso pois;

 Mantem o Capital Intelectual na Empresa

Mesmo que um colaborador novo entre com um certo conhecimento técnico, ao longo de sua história ele aprende uma série de outras habilidades que fazem parte do jeito de ser daquela empresa.

Além dos aspectos técnicos, existem outros culturais e de relacionamento que são agregados.

Quando você perde um funcionário, vai com ele parte deste Capital Intelectual.

Mantem as conexões com clientes e colaboradores

É inegável que o ser humano é um ser social e é no trabalho desenvolvemos a maior parte das nossas conexões com outras pessoas.

Manter um colaborador na empresa, significa manter as conexões daquela pessoa com clientes, fornecedores e outros colaboradores.

Quando a pessoa sai, um elo da sua rede social se quebra e precisa ser refeito.

Não refazer esse elo pode ter consequências tanto para os negócios quando o stakeholder é externo (clientes / fornecedores) como em produtividade quando é interno (outros colaboradores e áreas).

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 Como calcular o turnover

Chegamos na parte do cálculo do indicador.

É muito importante desfazer um mito do cálculo que prejudica a analise do problema real.

As primeiras formulas usadas era a seguinte;

((Número de admitidos + Número de desligados) / 2 ) / Número de Funcionários

Veja, quando você soma admitidos e desligados você não está analisando somente a saída, que é o grande objetivo.

Desta forma, a melhor forma de calcular é considerar somente os funcionários desligados, ficando assim;

Número de desligados / Número de Funcionários

Outros ponto que merece total atenção é período para analise. Se a sua empresa tem até 200 funcionários, evite os cálculos mensais.

Mas porquê?

Imagina que sua empresa tem 100 funcionários, e em um mês 10 pessoas pedem demissão. Já nos outros 11 meses do ano não houve nenhum desligamento.

Isso significa considerar que no primeiro mês o turnover foi de 10% (preocupante não é mesmo!) e nos outros meses zero.

Então eventos sazonais podem prejudicar a visualização e ação sobre o indicador.

Seria melhor calcular de forma anual, ou ainda, se você precisa de dados para agir de forma mais imediata, semestral.

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Analise os motivos e trabalhe em um plano de ação

Mas fica a pergunta, o que pode gerar essa rotatividade?

São os principais fatores para a elevação do turnover nas organizações.

  • Falta de comunicação entre os funcionários e a gestão
  • Uma base salarial a por melhores salários
  • Falta de reconhecimento

Existem formas de conseguir entender melhor os motivos.

 Faça entrevista de Desligamento

Durante o processo de desligamento crie um processo formal de entrevista para entender os motivos que o funcionário teve ao sair da empresa.

Verifique se ele está saindo com um bom olhar para a empresa ou se houve algum episodio que interno que o motivou.

Isso será importante para o seu planejamento de ações futuras.

 Pesquise regularmente o Clima Organizacional

Outra forma de entender se sua empresa está proporcionando um bom ambiente interno é fazendo uma pesquisa de clima.

Você pode fazer anualmente e comparar os seus resultados.

O importante é garantir que as respostas sejam as mais sinceras, para isso é necessário garantir que as pessoas não sejam identificadas individualmente nas respostas.

Contratar uma empresa para a pesquisa ou usar ferramentas de mercado ajudam a transmitir a seriedade da pesquisa que vai ajudar em respostas mais reais.

 Entenda o que as pessoas buscam

Durante a contratação de pessoas, procure identificar os que as pessoas buscam quando procuram emprego.

Você pode passar a selecionar pessoas que tenham a cultura e o que buscam suas realizações dentro do que a empresa oferece, as chances de sucesso de manter o funcionário irá aumentar consideravelmente.

Existem outras medidas que podem ser tomadas pela empresa, mas para isso é realmente importante medir, analisar e agir. Garantir esse processo constante fará com que a cada ciclo a empresa se posicione de forma melhor e com isso conseguirá atrair talentos dentro de sua cultura.

Para entender outras maneiras de evitar a rotatividade leia esse post que contem 5 dicas que vão te ajuda muito.

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Regina Fernandes
Regina Fernandes
Contadora, pós graduada em Pericia Contábil e Marketing com especialização em Gestão de Projetos, Processos e Pessoas. É a responsável técnica da Capital Social Contabilidade e Gestão. Website: www.capitalsocial.cnt.br

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