Você já parou para pensar porque determinadas empresas crescem mais do que outras, mesmo que essas outras possuam boas ideias e mercado?
Foi com esta dúvida que Salim Ismail, Michael Malone e Yuri Geest da Singularity University realizou uma pesquisa com as empresas que crescem de forma exponencial e dominam o seu mercado em pouco tempo.
Ele chegou a 10 características que já comentamos no blog em um artigo, mas neste que está lendo, vamos explorar uma delas, que foi chamada de Staff on Demand.
Essa característica diz respeito a capacidade de alavancar força de trabalho externa a ela, através da alocação de autônomos e freelancers, aproveitando melhor os recursos e alocando de acordo com a sua capacidade e necessidade.
Em Finanças, isso significa transformar o trabalho em custo variável, o que é excelente, mas a principal explicação para o sucesso desta característica é com relação a sua alocação de talentos e produtividade, já que você pode utilizar os melhores recursos para determinada tarefa/atividade.
Isso tem sido muito explorado no exterior, como exemplo os EUA, onde de todo o crescimento da força de trabalho, 60% foi devido a este tipo de trabalho autônomo/individual.
No Brasil, embora tenhamos algumas mudanças recentes na Lei de Terceirização, é importante ficar atento as regras da CLT para evitar problemas. Portanto, vamos explorar neste texto como a sua empresa pode se aproveitar disto e consequentemente possibilitar um maior crescimento.
“O que são e onde vivem” é um bordão que ficou famoso com o Globo Repórter, acrescentamos também um “como funcionam” pois se você é empresário deve ficar atento ao tema das organizações exponenciais. Essas organizações são empresas de alto crescimento e impacto que são pelo menos dez vezes melhores, mais rápidas e mais baratas.
Sempre que falo disso penso em uma citação do Gary Hamel, guru de estratégia, que diz que as empresas possuem atualmente ferramentas modernas, processos de metade do século 20 e gestão do final do século 19 (lembre de Henry Ford, por exemplo). Por isso, devemos sempre estar atentos na atualização das nossas práticas de gestão.
Sabendo isso, voltamos à pesquisa do Ismail e equipe, onde ele oferece uma estrutura para apresentar os principais elementos destas organizações que fazem elas inovarem e crescerem rapidamente. Nesta estrutura, existem 5 características internas e 5 características externas. Veja abaixo na figura.
Para Ismail, o Staff on Demand é classificado como o principal pilar de uma organização exponencial.
O Staff on Demand é uma característica colocada como necessária para dar maior velocidade, funcionalidade e flexibilidade para as empresas.
Essa flexibilidade é necessária para gerar mais ideias e executá-las sem muita dificuldade. Essa agilidade seria complicada se você tiver que construir uma base permanente de empregados.
Ter uma base permanente de empregados/colaboradores, além de mais custoso nem sempre é eficiente, já que você deixaria de aproveitar os melhores recursos para executar determinada ação, principalmente se sua equipe não tiver determinada habilidade necessária para o trabalho. Portanto, alavancar recursos fora da organização seria a base fundamental para criar e administrar uma organização exponencial bem-sucedida.
Isso se torna duplamente importante em operações de startups, que possuem recursos limitados e mudanças constantes em seu produto. Assim, é possível escalar sem a necessidade de contratar muitas pessoas, em momento que você não possui nem tempo nem dinheiro para encontrá-las.
Além disso uma contratação extensiva tradicional, que é o padrão, exige uma organização voltada para a burocracia e a política interna.
No mundo VUCA que estamos, seria como um esportista correr uma maratona com 350 kilos a mais nas costas. Portanto as bases deste pilar são:
Um exemplo disto é o AirBnb. Sua força de trabalho alavancada por esta característica é de apenas 3.100 colaboradores, 30 vezes menores do que os Hotéis Hyatt. No entanto, em breve ela será a maior empresa hoteleira do mundo, tomando a dianteira de organizações mais tradicionais.
Observe como a empresa se tornou mais ágil e econômica, uma vantagem e tanto na dinâmica atual do mercado.
Conceituada a característica, é importante determinar a escala que ela provoca na organização. Nem sempre você poderá adotar o último nível, pois é adequado que avalie e construa sua estratégia de forma sustentável.
Para alguns modelos de negócio, será difícil construir uma um staff on demand como o AirBnb, mas é possível caminhar neste sentido e aproveitar oportunidades.
Esse é o primeiro nível e de certa forma já é seguida pela maioria das empresas. Sempre há uma atividade não core da empresa terceirizada.
Costumo a dizer que uma das primeiras é a própria Contabilidade, todo o empreendedor procurar uma contador no momento de iniciar um negócio.
Existem outros exemplos como a limpeza e manutenção, marketing e outros.
Com esse primeiro nível é esperado que sua empresa seja 2X mais eficiente do que uma que tenha todo o pessoal incorporado.
Aqui evoluímos um pouco do primeiro nível, incorporando pessoal, normalmente de uma empresa contratada, com atividades que antes não eram terceirizadas.
No setor de finanças por exemplo, temos a figura do BPO Financeiro, executando as atividades antes destinadas a um setor de finanças interno. Essa evolução é importante, agora contanto com equipe para atividades Core da empresa.
Aqui um ponto importante é que a Lei da Terceirização minimizou o grande risco deste tipo de terceirização permitindo avançar em atividades fim da empresa. Neste nível é esperado uma alavancagem de 3X.
Mais uma vez evoluindo no modelo, aqui temos já colaboradores autônomos trabalhando em conjunto a equipe interna.
O grande ponto aqui, já é a capacidade de alocar recursos, já que não depende da contratação de uma empresa especialista como nos dois anteriores.
Quando penso neste nível, me vem o exemplo mais claro e cotidiano para nós, o Ramo Imobiliário, onde há uma mistura de Corretores com vínculo e sem vínculo. Os exemplos nas áreas de vendas são os mais comuns neste nível. A alavancagem esperada é de 5X.
Aqui temos o nível máximo, onde o exemplo fica realmente pelo caso do AirBnb, onde a equipe externa da empresa é o mais importante para alavancar o seu negócio.
No Brasil, devido as regras trabalhistas os exemplos são limitados, mas lá fora temos alguns exemplos da alavancagem que é possível.
Temos uma empresa chamada Gigwalk, que possui uma base de meio milhão de pessoas dispostas a realizar pequenos trabalhos de acordo com sua localização. A Procter and Gamble, tem por exemplo a necessidade de verificar os seus produtos em gôndolas de supermercados, ela tem como opção contratar pessoas, uma empresa especializada ou pagar alguns dólares para uma pessoa realizar a atividade, dada a extensão geográfica dos negócios da empresa qual seria a forma mais eficiente? Lembre-se que seria necessário gerenciar o contrato com diversas empresas especializadas e no caso das pessoas tudo centralizado em uma ferramenta.
Bem, essa eficiência será fator determinante para a continuidade de vários negócios no futuro. PS: Alavancagem 10x.
O mais novo Unicórnio Brasileiro (Empresas Startups que são avaliadas em mais de USD 1 Bilhão) é a Quinto Andar, empresa que recebeu aporte recente de R$ 250 milhões.
A empresa busca facilitar a locação de imóveis com o contato direto entre locador e locatário promovendo diversas facilidades online para realizar negócios mais ágeis e seguros.
Mesmo atuando online, alguns trabalhos precisam ser realizados como o de um Corretor, de Fotógrafos e de Vistoriadores. Para isso a Empresa possui uma seleção constante de Freelancers destas áreas, alavancando sua operação digital.
Essa questão é levado muito a sério pois a empresa oferece remuneração até para aqueles que trabalhem em Portarias para indicarem imóveis…. é sério, veja aqui.
Para sair do exemplo em Startup, e indo para mercados tradicional, aponto o case da Natura Cosméticos que tem a maior parte do sucesso da empresa em consultoras de vendas fora da organização.
São mais de 1 Milhão de Consultoras de Vendas no Brasil, e este é um verdadeiro exemplo de alocação de recursos externos à Organização em um mercado tradicional.
Antes de começar a falar como você pode estruturar sua empresa, para isso uma passagem rápida pelas vantagens da terceirização neste contexto:
Bem, vamos lá. Aqui vale o reforço, você não precisa se tornar uma AirBnb ou um Uber para ter vantagem estratégica em seu mercado. Você pode começar pequeno e provar conceitos para obter resultados claros e quais requisitos e incentivos são necessário para terceirizar da forma mais eficiente.
Vamos aqui tornar um passo a passo para a construção sustentável disto.
O primeiro passo é montar um plano. Não basta sair contratando trabalhadores autônomos, é preciso ter uma estratégia.
Para ser eficiente, será necessário adequar seu ambiente e estrutura para uma estratégia de Staff on Demand. Se engana quem acha que é somente mudar que tudo se resolverá.
Lembre-se que nos exemplo que demos, as empresas se adequaram para essa nova forma de trabalho.
Não tem jeito, para obter o resultado máximo, você deve desenvolver a habilidade de encontrar talentos e selecionar corretamente.
Por isso tenha um processo de contratação constante. A sua procura é pelos melhores, então não espere ter uma necessidade para fazer, seja constante em sua busca.
Existem diversas plataformas de freelancers, mapeie e escolha as melhores para o tipo de tarefa que pretende resolver.
O segredo é encontrar o candidato e os parceiros certos para a sua empresa. Alinha o interesse e visão com uma equipe remota é o maior obstáculo.
Voltado a frase do Gary Hamel, as ferramentas para uma gestão moderna já estão disponíveis, o desafio é encontrar as que são mais adequadas para a comunicação e o gerenciamento de projetos.
Os custos destas ferramentas são quase zero nos dias atuais. Com um skype, slack, hangout e dropbox você pode realizar quase tudo o que quiser.
Falamos muito sobre terceirização, freelancers e trabalho autônomo. Uma das questões importantes é com o tipo de contrato com essas pessoas.
Se eles forem parte essencial da empresa, no nível máximo de alavancagem vale o apoio de um advogado ou de escritório jurídico para avaliar a melhor forma de contrato e de minimizar os riscos.
A nossa cultura de trabalho é bastante rígida com relação ao vínculo e as flexibilizações somente iniciaram recentemente e com muitas críticas. Dito isto o Brasil ainda é um ambiente hostil as novas práticas de trabalho.
Falamos sobre o tema no artigo Conheça os tipos de Contrato para quando é preciso contar com mais pessoas na empresa que indicamos a leitura além da consulta jurídica.
Workana – plataforma voltada para programadores, designers, desenvolvedores, redatores, com oportunidades de emprego em toda América Latina.
Onawa – Empresa oferece Consultoria e Gerencia o Canal de Venda Direta da sua empresa, possibilitando alavancar a área de vendas de sua empresa.
Capital Social – A Capital Social também ajuda a sua empresa, além da terceirização do Contábil, Fiscal e Trabalhista, existem outras oportunidades de Terceirização como a do departamento Financeiro e Faturamento.
Prolancer – as principais as áreas são de design e criação, fotografia e audiovisual, publicidade e marketing, redação e conteúdo e web e desenvolvimento.
99freelas – você poderá encontrar diversos tipos de freelancers.
Trampos.co – o site tem uma área especial para anúncio de trabalhos freelancers.
GetNinjas – um espaço para encontrar e anunciar os mais variados tipos de trabalho.
We Do Logos – o site, voltado para designers, divulga propostas de trabalho onde os profissionais disputam as oportunidades por meio de concursos criativos, entre projetos de logo, papelaria, layout de sites e outros serviços. Os valores variam de acordo com o projeto em questão.
Neste artigo nosso propósito é provocar você empreendedor com uma das características mais importantes das organizações que mais crescem, que é contar com Staff on Demand.
Essa atenção é importante, pois as mudanças do mundo têm apontado para uma grande flexibilização do mercado de trabalho, além do avanço tecnológico que possibilitará você escolher a pessoa certa, para o trabalho certo, no tempo que for importante.
No Brasil esse tema é polêmico, mais tende a avançar com as mudanças da CLT recente. Empresas que conseguirem trabalhar essa característica da forma adequada ganharão bastante eficiência.
Enquanto isso, é possível começar e avançar a contar com profissionais externos, como por exemplo em atividades antes internas. Uma delas é o BPO Financeiro, que nós da Capital Social podemos ajudar.
BAIXE AQUI o infográfico e aprenda a aplicar passo a passo na sua empresa o Staff on Demand.