Logo-Capital-SocialfaviconLogo-CapitalSocial-400alternativoLogo-Capital-Social
  • PREÇOS
  • SERVIÇOS
    • Como Fazemos
  • BLOG
  • EXTRAS
    • Biblioteca
Fale com a Capital
✕
Como preparar o seu negócio para o fim do Lockdown de Coronavirus
27 de abril de 2020
Geração de Caixa - analisar relatório contábeis e financeiros para ter sucesso
Geração de Caixa e Finanças das Empresa – os impactos da pandemia
19 de maio de 2020
Exibir tudo

Hierarquia de necessidades dos negócios – Saiba como isso pode ajudar sua empresa

Publicado por Regina Fernandes em 3 de maio de 2020

hierarquia necessidades dos negócios

O que você vai ler neste artigo
  • A Hierarquia de Necessidades dos Negócios – A pirâmidade de Maslow Empresarial
  • 1- Vendas – A criação de caixa
  • 2- Lucros – A criação da estabilidade
  • 3- Ordem – A criação da eficiência
  • 4- Impacto – A criação da transformação
  • 5- Legado – A criação da permanência
  • Como fazer a analise e definir sua prioridade
  • A Capital Social Contabilidade e Gestão

Você é empreendedor e ou empresário, começa a trabalhar de manhã e somente consegue apagar incêndios? Você atira para todos os lados, mas ainda fica com muita coisa para realizar? Não sabe como iniciar o planejamento do seu negócio?

Muito provavelmente você não tem atuado no que é prioritário.

É isso que o Mike Michalowics explica em seu novo livro “Fix This Next” (Tradução em português: Corrija o Próximo). Ele menciona que é necessário conhecer o maior problema da empresa e depois tratar em uma sequência, utilizando todo o foco necessário.

Mas qual seria essa sequência. Pois bem, aqui é onde o livro se sai muito bem. Ele consegue fazer uma paralelo com a Pirâmide de Maslow de Necessidades Humanas e cria a Hierarquia de Necessidades dos Negócios.

Esse tema é super pertinente em um momento de crise e reinvenção que estamos vivendo, e por isso trazemos um pouco deste tema aqui. O Mike já é um velho conhecido já que tratamos de um outro livro dele no texto: Lucro Primeiro: Torne seu negócio rentável com uma simples mudança

Vamos lá…

A Hierarquia de Necessidades dos Negócios – A pirâmidade de Maslow Empresarial

Mike me seu livro nos lembra que Maslow em 1943 identificou e publicou o que conhecemos como a Hierarquia das Necessidades de Maslow. Foram cinco categorias de necessidades humanas das mais básicas e essenciais de sobrevivência até as mais altas de felicidade e realização. São elas;

  • Fisiológico: Necessidade de ar, comida, água, abrigo e sono.
  • Segurança: Ambiente seguro, saúde, e dinheiro para segurança financeira.
  • Sociais: Amizade, comunicada, família e intimidade.
  • Estima: Valor próprio, conquista, respeito.
  • Auto realização: Moralidade, criatividade, auto-expressão.

Deste ponto, Mike percebeu que a administração de uma empresa ocorre também em uma sequência assim como Maslow falou dos seres humanos. Uma vez alcançada uma necessidade, passamos a um grau mais elevado. Na Gestão empresarial idem, resolvendo uma das prioridades devemos ir para um próximo nível, com alguns ajustes à dinâmica dos negócios.

Hierarquia das Necessidades dos Negócios

Assim, a Hierarquia das Necessidades dos Negócios ficou da seguinte forma;

  • Vendas;
  • Lucros;
  • Ordem;
  • Impacto;
  • e, Legado.

Com isso é construído uma bussola para ajudar a decidir onde colocar a sua atenção e que para o que corrigir na sua empresa.

1- Vendas – A criação de caixa

Vendas é como o ar que respiramos para os negócios. É a única forma de gerar caixa para a empresa, portanto trata-se de uma necessidade básica. Sem vendas não há um negócio propriamente dito, portanto essa é uma necessidade em qualquer negócio.

Dentro de vendas, existem cinco principais necessidades que você deve cumprir como negócio.

  1. Estilo de vida Congruente: Você sabe qual é o desempenho que as vendas da empresa devem ter para o seu conforto?
  2. Atração em perspectiva: Você possui qualidades suficientes para apoiar suas vendas necessárias?
  3. Conversão de cliente: Você converte os clientes certos o suficiente para apoiar suas vendas necessárias?
  4. Cumprindo os compromissos: Você cumpre totalmente seus compromissos com seus clientes?
  5. Coleta de compromissos: Seus clientes cumprem totalmente os compromissos deles com você?

Nesta crise da Pandemia de COVID 19 suas vendas podem ter sido afetadas, por isso vale a pena começar por aqui na recuperação. Indicamos os textos: Receita: Como você pode retomar Vendas durante os efeitos do COVID19 e Como preparar o seu negócio para o fim do Lockdown de Coronavirus.

2- Lucros – A criação da estabilidade

Passando para o nível de Lucros, o paralelo é perfeito. Aqui o foco é a estabilidade e ela está alinhadas as necessidades humanas de saúde, estabilidade financeira e ambiente seguro.

Ter muitas vendas sem lucros, não significará nada e sua empresa pode estar ficando afogadas em dívidas.

Segue os itens da Necessidade Lucros:

  1. Erradicação da Dívida: Você consegue reduzir consistentemente dívidas em vez de acumular?
  2. Saúde de Margem:  Você tem margens de lucro saudáveis ​​dentro de cada de suas ofertas e você procura continuamente maneiras de melhorá-las?
  3. Frequência de transação: Seus clientes compram repetidamente de você ao invés de alternativas de mercado?
  4. Alavancagem lucrativa: Quando a dívida é usada, é usada para gerar uma maior lucratividade?
  5. Reservas em dinheiro: A empresa possui reservas de caixa suficientes para cobrir todas as despesas por três meses ou mais?

Também tratamos sobre o crescimento lucrativo em nosso Blog, recomendamos 6 Formas para Viabilizar um Crescimento Lucrativo em sua empresa e Lucro Primeiro: Torne seu negócio rentável com uma simples mudança.

3- Ordem – A criação da eficiência

Aqui, seu foco está na criação de eficiências para garantir que sua empresa funcione como um relógio. Essa é uma fase bem crítica, que muitas empresas não ultrapassam principalmente por ainda não atingirem as outras etapas.

Ao ultrapassar essa etapa sua empresa pode até crescer sem você, isso mesmo.

Vamos ver as necessidades deste nível:

  1. Esforço de Minimizar o Desperdício: Você tem um trabalho contínuo e modelo para reduzir gargalos, desacelerações e ineficiências?
  2. Alinhamento de função: Os papéis e responsabilidades das pessoas são compatíveis para seus talentos?
  3. Delegação de resultados: As pessoas estão mais próximas do problema e com poderes para resolvê-lo?
  4. Redundância de Linchpin: Sua empresa foi projetada para operar inabalável quando os principais funcionários não estão disponíveis?
  5. Reputação de domínio: Você é conhecido por ser a melhor empresa em indústria no que você faz?

Aqui o conceito de eficiência é amplo, então temos alguns bons artigos que tratam dos assuntos mencionados, destaco Planejamento Estratégico para PMEs: Conheça 7 benefícios que fazem total sentido em sua empresa, Orçamento Empresarial – Adote em sua PME para não se arrepender depois e Evolução dos Negócios – As 5 Fases Financeiras de sua Empresa.

4- Impacto – A criação da transformação

Após essas etapas as empresas criam transformação. Muitas nunca pensam nesta etapa pois muitas empresas não sabem que existe este nível ou não entendem do que se trata.

Aqui devemos pensar na transformação do cliente por ação da empresa pelos seus produtos e serviços e todo o alinhamento com equipe, fornecedores e a comunidade.

  1. Orientação para Transformação: Sua empresa beneficia clientes através de uma transformação, além das transações de venda?
  2. Motivação da Missão: Todos os funcionários (incluindo liderança) são motivados por cumprir a missão além de cumprir seus papéis individuais?
  3. Alinhamento dos sonhos: Os sonhos individuais das pessoas estão alinhados com a grande visão do negócio?
  4. Integridade de feedback: Seu pessoal, clientes e comunidade tem poderes para fornecer feedback crítico e complementar ao negócio?
  5. Rede Complementar: Sua empresa colaborar com fornecedores (incluindo concorrentes) que atendem à mesma base de clientes para melhorar a experiência do cliente?

Aqui, achamos que a contribuição é semelhante as Organizações Exponenciais com seus Propósitos Transformadores Massivos, veja o texto: Conheça os segredos das organizações exponenciais.

5- Legado – A criação da permanência

Aqui fica o nível mais elevado da hierarquia. No legado, o foco é na permanência do negócio e dos seus impactos. Isso significa que a empresa prosperará por gerações, e isso implica grandes questões como, sua adaptação as mudanças do setor, demanda do consumidor e mudanças do mundo.

Estamos vendo as mudanças ocasionadas pelo Coronavírus. Um exemplo de empresas que estão sofrendo nesta crise é justamente as empresas que causaram impacto no mundo desde a última crise, como o Uber e o AirBnb.

  1. Continuidade da comunidade: Seus clientes defendem fervorosamente, apoiam e ajudam seus negócios?
  2. Turno intencional da liderança: Existe um plano de liderança para transição e para permanecer atual?
  3. Promotores baseados no coração: A organização é promovida por indivíduos dentro e fora da organização, sem necessidade de orientação?
  4. Dinâmica trimestral: Sua empresa tem uma visão clara para seu futuro e se ajustar dinamicamente trimestralmente para tornar essa visão realidade?
  5. Adaptação contínua: O negócio é projetado para constantemente adaptar e melhorar, incluindo encontrar maneiras de melhorar e se superar?

Aqui, nos dois últimos pontos podemos observar a adptação rápida da empresa, que ajuda na prosperidade. Indicamos nosso texto de OKR, que ajudaram a empresa se guiar, sempre: OKR – O que é, como usar e ajudar os resultados e metas na sua Empresa

Como fazer a analise e definir sua prioridade

Pronto, agora temos a bússola (a nossa pirâmide da Hierarquia de Necessidades dos Negócios), o que fazer com ela. O Mike desenvolve o seu livro justamente a partir de 4 passos de analise e melhoria que devem ser realizados a partir da hierarquia de necessidades. Vamos as passos.

  1. Identifique: Usa a lista de 5 itens expostas acima em cada necessidade e identifique quais desses você atende adequadamente. É possível que você atenda em mais de uma Necessidade os itens.
  2. Avalie: Verifique em quais etapas você tem um item não atendido. Comece do nível mais baixo. Por exemplo, se você atende tudo em vendas, e deixou um item desmarcado em Lucro, passe a focar em Lucros.
  3. Siga: Gere soluções para os itens não atendidos nesta necessidade de menor nível.
  4. Repita: Siga para a próxima necessidade vital e resolva ela, com foco e atenção.

Isso servirá para identificar os itens mais prioritários de gestão. É claro que não significa que irá ignorar o resto do negócio, mas trata-se de resolver uma questão por vez de forma a atingir os pontos mais altos de uma gestão de alto nível.

Quer saber mais como Mike desenvolve essas ações pelas necessidades dos negócios? Vale a pena ler o livro completo.

A Capital Social Contabilidade e Gestão

Durante essa crise que o COVID-19 está impondo aos negócios, achamos importante apoiar nossos clientes, parceiros e comunidades com boas informações de gestão.

Desta forma entendemos que estamos contribuindo com o ambiente de negócios e assim proporcionando mais crescimento econômico, emprego, e dinheiro para as empresas.

A Hierarquia de Necessidades do Negócios pode ajudar muito no desenvolvimento de sua empresa e vale a pena dissemina-la. Compartilhe esse texto com seus amigos e parceiros.

Venha ser cliente da Capital Social Contabilidade e Gestão. Marque um bate papo com um consultor e venha fazer parte desta Comunidade.

Compartilhar
4
Regina Fernandes
Regina Fernandes
Contadora, pós graduada em Pericia Contábil e Marketing com especialização em Gestão de Projetos, Processos e Pessoas. É a responsável técnica da Capital Social Contabilidade e Gestão. Website: www.capitalsocial.cnt.br

Artigos Relacionados

IRPF 2025
13 de maio de 2025

Últimos dias para declarar o IRPF 2025: veja o que não pode faltar na sua declaração


Leia mais
Fluxo de caixa
6 de maio de 2025

Como organizar o fluxo de caixa da sua empresa com apoio contábil especializado


Leia mais
Regime tributário
23 de abril de 2025

MEI, Simples Nacional ou Lucro Presumido? Veja o melhor regime tributário para sua empresa


Leia mais

Deixe um comentário Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

CAPITAL SOCIAL

  • Nossos Serviços
  • Como Fazemos
  • Avaliação de Clientes
  • Trabalhe na Capital
Entre para nossa lista e receba conteúdos
exclusivos e com prioridade

CAPITAL SOCIAL

  • Nossos Serviços
  • Como Fazemos
  • Avaliação de Clientes
  • Trabalhe na Capital

ÁREA DO CLIENTE

  • Controle de CNDs
  • Portal de Suporte
  • Fluxo de Caixa
  • Conta Azul

CONTEÚDO

  • Blog
  • Materiais Educativos
  • Eventos
  • Política de Privacidade

VAMOS CONVERSAR

  • São Paulo +55 (11) 96615-0404
  • Capital em outros Estados
  • Fale com um Especialista
© Somos Capital Social & CO. Trabalhando com Amor pelo Empreendedorismo.