Blog

Home/Administração | Finanças/MVP e MEI: Como essas siglas podem ajudar a criar um negócio de sucesso

MVP e MEI: Como essas siglas podem ajudar a criar um negócio de sucesso

O Brasil tem se tornado destaque em Empreendedorismo. Existem muito mais pessoas se aventurando e buscando criar um negócio de sucesso.

E você, já pensou em abrir um negócio próprio? Saiba que existem duas palavras que podem ajudar a reduzir os seus riscos. São eles, o MVP (Minimum Viable Product) e o MEI (Microempreendedor Individual).

Descubra como trabalhar com o MVP e com o MEI em conjunto podem te ajudar a criar um negócio de sucesso.

Quer criar um negócio de sucesso? Não ignore o MVP e o MEI

Vamos por partes. O MVP nasceu junto com o movimento de Lean Startup. Nele ao invés de fazer um alto investimento para colocar um negócio de pé, é melhor testar a ideia e ver se ela faz sentido para o mercado.

Desta forma, ao fazer um MVP, você colocar o seu produto de forma mais simples no mercado e gastando o menor valor possível. Assim você consegue testar, adaptar e evoluir antes de realmente investir na ideia. Para saber empresas como o Google e o Facebook se utilizam dos mesmos conceitos para testar novas ferramentas e produtos. Conheça mais dos segredos das empresas que crescem exponencialmente.

Para colocar a sua versão mais simples no mercado você precisará estar legalizado. O MEI é uma ótima opção para abrir uma empresa enquanto o mercado estiver sendo testado. O MEI é um projeto do Governo para regularizar a situação dos pequenos empreendedores que faturem até R$ 60 Mil.

Ele se encaixa perfeitamente ao MVP, pois o imposto a ser pago é uma Guia de valor fixo, com valor bem abaixo de outros enquadramentos. Conheça 7 motivos para você se tornar um MEI.

Recomendamos para você:  Fluxo de Caixa: 9 dicas para torna-lo mais eficaz (aposto que você não conhecia a 8ª dica!)

Além disso, abrir a empresa é bastante simples. Basta fazer o cadastro no Portal do Empreendedor e procurar a prefeitura de sua cidade para fazer o cadastro municipal.

A limitação é o valor de faturamento, que deve ser de até R$ 60 Mil ao ano e a possibilidade de contratar apenas um funcionários. Mas convenhamos, pela facilidade de abertura, manutenção e custo é bastante atrativo para testar sua ideia.

Quais são os passos para criar um MVP?

Crie um MVP

Crie um MVP

Vamos imaginar que você faz deliciosos brigadeiros gourmet. E teve a ideia de abrir uma loja com essas delicias (hum) em um bairro de sua cidade.

O conceito do MVP é fácil: Ao invés de ir procurar um ponto e fazer todas as adequações dele, vamos primeiro testar o mercado. Você produz os brigadeiros, coloca em seu carro e vai tentar vender no bairro escolhido.

Nessa venda você consegue verificar a receptividade dos doces, coletar informações sobre preferências dos consumidores e verificar qual é o melhor local para se instalar. Você poderá inclusive a cada dia testar um local diferente.

Todas essas informações servirão para que você seja mais assertivo ao lançar a sua brigaderia e assim ser mais eficiente no investimento.

Vamos entender quais foram os passos até aqui:

  • Primeiro: A ideia e a proposta de valor. Pense na sua proposta de produto e serviço e como ele se diferencia no mercado e para o consumidor.
  • Segundo: Testando o mercado. Com a proposta de valor definida, faça um produto mínimo viável para testar a sua aceitação.
  • Terceiro: Colete informações e interprete. Todos esses testes servirão para coletar informações, é preciso interpreta-los e evoluir o seu produto.
Recomendamos para você:  O que é Scrum e como ele pode tornar sua empresa mais eficiente

Como abrir uma empresa como MEI?

Para abrir uma empresa como MEI basta fazer um cadastro no Portal do Empreendedor.

Neste cadastro, separe o seu CPF, RG, Título de Eleitor e número do recibo da última Declaração de Imposto de Renda entregue. Você precisará destes dados durante o cadastro.

Ao final do Cadastro você terá o seu CNPJ e Inscrição Estadual nos casos aplicáveis. Após ele procure a Prefeitura para fazer o cadastro de contribuinte municipal e tirar o Alvará de funcionamento.

Após formalizada a empresa você terá como obrigações pagar a DAS (Documento de Arrecadação de Impostos) e realizar a Declaração Anual do MEI. Saiba como fazer a declaração anual do MEI, passo a passo.

Se eu faturar acima do limite do MEI o que acontece?

Limite de Faturamento - MEI

Limite de Faturamento – MEI

Uma dúvida comum para aqueles que abrem uma MEI é o que acontece se faturar acima do limite permitido.

É preciso ficar atento as situações de excesso de receita pois elas geram consequências sobre a empresa e a necessidade de comunicação para a Receita Federal.

Existem duas situações de desenquadramento:

  • Exceder o Limite de Faturamento em até 20%: Neste caso, o MEI será desenquadrado do regime com efeito em janeiro do próximo ano fiscal, quando passará a recolher impostos pelo Simples Nacional.

A diferença de impostos relativos ao excesso de faturamento deverá ser paga no vencimento da primeira DAS, calculada pelo Simples Nacional após o desenquadramento, sem os acréscimos legais.

  • Exceder o Limite de Faturamento acima de 20%: Caso isso ocorra, o MEI será desenquadrado do regime com efeitos retroativos a janeiro do próprio ano ou no início da atividade no primeiro ano.
Recomendamos para você:  Sete lições do Banco Imobiliário para os negócios (Tenho certeza que você vai se lembrar do jogo e mudar a sua empresa)

Neste caso, as diferenças de impostos deverão ser recolhidas pelo Simples Nacional, calculado com acréscimos legais de forma imediata.

Portanto, é importante ficar atento, se o seu MVP for um sucesso, procure um contador para que ele oriente sobre o desenquadramento e os ajustes necessários na empresa. Tenha sempre um contador, conheça 8 motivos para contratar esse profissional para sua empresa.

Conclusão

Abrir uma nova empresa ou negócio é considerado um investimento de risco. Uma forma de minimizar os riscos é testar o mercado com sua ideia e proposta de valor.

Criar um MVP é uma ótima oportunidade de fazer isso. O MVP utiliza os conceitos de Lean Startup o que consegue agilizar os testes de produtos, adaptar e evoluir rapidamente.

Mas para lançar o MVP é importante estar regularizado. Uma ótima alternativa para isso é abrir um MEI. Ele é rápido, simples e tem baixo custo.

O único ponto é que existe um limite de receita. É importante ficar atento a isso e no caso de sucesso procurar a ajuda de um contador. Um contador poderá apoiar nos processos de desenquadramento, na regularização de um novo enquadramento societário e é peça chave para o sucesso da empresa.

Seguindo esses passos, você ficará mais perto de ter um negócio de sucesso e operar ele sem os riscos iniciais de premissas de mercado.

Written by

Contadora, pós graduada em Marketing com especialização em Gestão de Projetos. É sócia proprietária da Capital Social Contabilidade e Gestão. Website: www.capitalsocial.cnt.br