Blog

Home/Impostos | Tributos/Conheça as vantagens e desvantagens do Lucro Presumido e do Lucro Real

Conheça as vantagens e desvantagens do Lucro Presumido e do Lucro Real

Sua empresa deixou o Simples Nacional e te indicaram o Lucro Presumido? Acha que este enquadramento é mais indicado? Não conhece as vantagens e desvantagens de outros enquadramentos?

Muitos empresários pensam que após atingir o teto do Simples Nacional o Lucro Presumido é o caminho natural. De certa forma é até verdade, mas nem sempre é o melhor.

Existe o Lucro Real. Ele tem uma complexidade maior sim, mas pode acabar compensando se o seu desafio é reduzir a carga tributária da empresa.

Este desafio, reduzir a carga tributária, deve ser perseguida por todas as empresas. Essa despesa representa cerca de 1/3 das receitas de uma empresa e sua redução pode conferir uma maior competitividade. Essencial para se manter no mercado.

Se interessou pelo tema? Acompanhe as vantagens e desvantagens do Lucro Presumido e do Lucro Real.

O que é enquadramento tributário

Que a carga tributária é alta, todos já sabem, mas o fato importante disto tudo é que o Governo permite que as empresas tenham um planejamento tributário. Esse movimento é possível através do enquadramento tributário.

Através do enquadramento tributário a empresa pode escolher o método de apuração e recolhimento de tributos da forma que melhor se adeque a empresa.

Recomendamos para você:  7 motivos para abrir uma empresa no MEI e como formalizar seu negócio em apenas 15 minutos (com guia prático)

Para o Governo, dar a opção de enquadramento tributário serve para evitar a sonegação fiscal, ampliar a formalização e ajudar as empresas de acordo com suas características.

É por isso que foram criados o Microempreendedor Individual e o Simples Nacional. Contribuir com empresa no início de sua atividade, momento que é mais difícil ao empresário, simplificando o aspecto tributário.

Mas nisso tudo não podemos ignorar o Lucro Real e o Lucro Presumido, que são opções que as empresas podem optar, quem possuem uma maior complexidade mas que pode compensar no bolso.

Vantagens e Desvantagens do Lucro Real

No Lucro Real importa muito a apuração do Lucro Líquido da Empresa para a base de cálculo de impostos. Com essa informação são calculados o IRPJ e CSLL. Já no PIS e COFINS, outros tributos importantes, a base de calculo é a receita, porém no chamado regime não cumulativo, que permite o desconto de créditos com os insumos adquiridos.

Para saber mais sobre os métodos de cálculos temos dois artigos que vão ajudar. São eles:

Qual a diferença entre Simples Nacional, Lucro Presumido e Lucro Real

Lucro Real e Lucro Presumido: Como escolher?

Vantagens

  • O IRPJ e CSLL é calculado com base no resultado real da empresa, diminuindo distorções.
  • É possível compensar prejuízos realizados em apurações futuras de lucro na base de cálculo;
  • Existem duas formas de apuração, a trimestral e a anual por estimativa, nesta escolha é possível contribuir para o caixa da empresa.
  • O regime não cumulativo do PIS e COFINS pode contribuir para reduzir a carga destes tributos.
Recomendamos para você:  Código CEST - Saiba o que vai mudar nas Notas Fiscais do seu negócio

Desvantagens

  • Complexidade no tratamento e obrigações acessórias
  • Requer um rigoroso controle e observância dos princípios contábeis
  • As obrigações acessórias são mais complexas e exigência extrema atenção.

Vantagens e Desvantagens do Lucro Presumido

Vamos ao Lucro Presumido.

No Lucro Presumido os principais tributos são calculados tendo como base de cálculo a Receita Bruta.

Para isso no IRPJ e no CSLL são presumidos um percentual de lucro sobre a receita. Já no PIS e COFINS fica no regime cumulativo, ou seja, os impostos são calculados com uma alíquota sobre a receita, sem a possibilidade de deduzir créditos.

Vamos as suas vantagens e desvantagens.

Vantagens

  • Seu tratamento é bem mais simples do que se trabalhar no Lucro Real.
  • Se o lucro da sua empresa for superior a presunção há uma vantagem tributária.
  • As obrigações são menos complexas, nem por isso devem ter uma menor atenção.
  • As Alíquotas de PIS e COFINS são menores do que no Lucro Real.

Desvantagens

  • Não há a possibilidade de compensar créditos de PIS e COFINS.
  • Se a lucratividade da empresa se reduzir durante o ano não há ajuste de base.
  • É necessário Balanço apurado para distribuir lucros para os sócios acima da presunção adotada para o IRPJ.

Estou com dúvida qual regime devo adotar

O Planejamento Tributário é algo muito importante na vida de uma empresa e deve ser tratado com bastante atenção e seriedade.

Recomendamos para você:  Planejamento tributário: como fazer o da sua empresa

A mudança de enquadramento pode mudar toda a forma de a empresa trabalhar devido o impacto que provoca. Por isso é importante observar o planejamento de forma integrada.

Somente integrando o planejamento será possível entender todos os impactos e tomar uma boa decisão. Decisão esta, que alerto, dura todo o ano fiscal.

Sendo assim, se informe, busque profissionais com conhecimento para orientar e principalmente entenda todos os impactos.

Espero neste post ter ajudado no esclarecimento de mais um ponto deste complexo tema que é o Planejamento Tributário, indico fortemente a leitura de um outro texto em nosso Blog o Planejamento tributário: como fazer o da sua empresa, nos colocamos também a disposição da sua empresa com os nossos especialistas. Até mais, esperamos um contato seu!

Written by

Leandro Oliveira é contabilista e economista formado pela PUCSP. Especialista em Finanças e Projetos Six Sigma, possui mais de 17 anos de experiência nas áreas de Finanças e Contabilidade.

  • JO

    BOA TARDE TRABALHO COM GAS DE COZINHA GLP QUANDO INICIE MEU CONTADOR MIN INDICOR O SIMPLES MAS DEPOIS DE 2 ANOS NO RAMO TO ACHANDO MUITO ALTO MEU IMPOSTO ENTREI EM VARIOS GRUPO DE WHATS DO RAMO E TODOS OUTROS COLEGAS DE DIFERENTES REGIAO USAM O LUCRO PRESUMIDO DIZENDO ELES QUE O IMPOSTO É MENOR E NAO TEM SUPRESAS OQUE FAZER TRABALHA EU E MAS DUAS PESSOAS NA LOGICA QUAL O MELHO PRA MIN ????