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Quanto custa abrir uma empresa? E, como economizar para ter sucesso

Publicado por Regina Fernandes em 9 de abril de 2018
quanto custa abrir

quanto custa abrir

O que você vai ler neste artigo
  • 1. Quais são os custos para se abrir uma empresa
  • 2. Custos burocráticos e de registro da abertura
  • 3. Investimentos Iniciais e Capital Social
  • 4. Manutenção da Operação e Capital de Giro
  • 5. Recursos para Alavancar a Operação
  • 6. Como economizar na abertura
  • Conclusão

O Brasileiro sempre teve o sonho de empreender e ser dono do próprio negócio, mas você já parou para pensar quanto custa abrir uma empresa?

E esse custo, não se refere somente os de registros, mas também dos investimentos e da manutenção da operação. Na hora de escrever ou executar um Plano de Negócios sempre há esse tipo de dúvida.

Conhecer os custos, descreve-los e ainda se programar para economizar é o segredo para ter um negócio de sucesso ou ainda ter um risco de tudo dar errado.

Então, estude, conheça os custos e faça um plano… vamos tentar ajuda-lo um pouco neste artigo.

1. Quais são os custos para se abrir uma empresa

Quais são os custos para se abrir uma empresa?

Se você está pensando em abrir uma empresa, deve ter se deparado com valores de serviços de abertura de empresas, não é mesmo?

Saiba que este é somente uma parte dos custos. Para se ter sucesso é preciso ir além dos registros iniciais, e se programar para fazer produtos e serviços com qualidade e que atendam os anseios dos consumidores.

Então, além dos iniciais, se prepare com relação aos temas abaixo:

  • Custos burocráticos e de registro da abertura;
  • Investimentos Iniciais e o Capital Social;
  • Manutenção da Operação e Capital de Giro;
  • Alavancagem da Operação da Empresa.

O primeiro grande segredo é saber como captar recursos para essa abertura. Isso vai desde os recursos próprios e de familiares, até estruturas de crowdfunding.

Em finanças, aprendemos que devemos adequar cada fonte de recurso a sua utilização, leia o texto Captar recursos para o seu negócio – Conheça as alternativas e dicas para financiar seu crescimento e descubra qual tipo de recurso é mais apropriado para sua empresa.

2. Custos burocráticos e de registro da abertura

Esses são os custos que normalmente mais damos atenção, pois sem a empresa aberta, não podemos operar regularmente.

Registro na Junta Comercial

Todo processo de abertura inicia-se na Junta Comercial. Para registrar uma empresa é necessário efetuar o pagamento de DARE e DARF (Guias de Tributos) e a Taxa de Registro da Junta Comercial. Neste processo existem ainda impressões, cópias e em alguns casos a autenticação de alguns documentos. Separe em torno de R$ 300,00 para esse passo.

Alvará e Taxa de Fiscalização na Prefeitura

Uma fez registrado na Junta, existem outros órgãos com registros gratuitos e integrados. O próximo custo será na Prefeitura de sua cidade. Nela se pagará o Alvará e a Taxa de Fiscalização. Existe uma variação grande de prefeitura a prefeitura. Temos casos que custam desde R$ 25 até R$ 850, como o valor da Prefeitura do Rio de Janeiro.

Honorários para serviço de abertura

Não podemos nos esquecer de considerar os honorários do serviço de abertura. Esse profissional ajudará em todo o enquadramento da empresa, como o Tributário, o de Porte e o Societário, além de organizar e realizar todo o registro. Idealmente procure contratar para isso o Escritório de Contabilidade que irá te auxiliar após a abertura. Esse passo é muito importante, então não leve em consideração somente o preço.

Para saber mais dos principais enquadramentos na abertura de uma empresa acesse, Quais as diferenças entre MEI, EI, ME, EPP, EIRELI, LTDA e S.A.?

Registro da marca

Há também o registro de marca. Ele é realizado no INPI, e muitas vezes é negligenciado por não ser essencial no inicio e custar alguns recursos. Mas lembre-se, se sua empresa crescer você poderá precisar do registro, principalmente se pensar em crescer com franquias.

A taxa inicial para registro é de cerca de R$ 170, e no caso de ter a marca aprovada, deverá pagar uma taxa para o uso dela por 10 anos que pode ultrapassar mil reais, mas vale a pena pensar nisso.

Saiba como fraquear um negócio no artigo Franqueamento de Negócio: O que você precisa saber

Certificado Digital

O certificado digital garante a autenticidade de transações eletrônicas e atualmente é exigido em algumas obrigações empresariais como emissão de notas fiscais, registro de funcionários e obrigações trabalhistas e nas obrigações fiscais.

Por isso pode ser que você necessite de um certificado para a sua empresa. E se possuindo, você ainda poderá acompanhar facilmente a sua regularidade no Portal da Receita Federal ECAC e ainda fazer transações bancárias.

O custo de um certificado Ecnpj custa em torno de R$ 250. Com o link a seguir você poderá compra-lo com desconto na Valid. Link para compra de certificado com desconto.

Custos de Abertura do MEI

A boa notícia é que existe uma opção barata e menos burocrática para iniciar um negócio no MEI. Os custos de registros são gratuitos e a burocracia é menor. Além disso, tem isenção de 1 ano na taxa de fiscalização da prefeitura, em alguns casos como em São Paulo é isento.

Assim, você se preocuparia com a marca e iniciaria o seu negócio de forma rápida. Leia o texto a seguir e descubra se o MEI é para você: 7 motivos para abrir uma empresa no MEI e como formalizar seu negócio em apenas 15 minutos (com guia prático)

3. Investimentos Iniciais e Capital Social

Investimento Inicial para abertura de empresa

O Capital Social de uma empresa, representa o investimento inicial que os sócios estão dispostos e irão realizar para o início da empresa. Dos enquadramentos societários, somente a EIRELI que determina um Capital Social mínimo que é de 100 vezes o salário mínimo vigente.

Para um Empresário Individual ou ainda uma Sociedade Limitada, não há Capital Social mínimo e a empresa pode ser abertura com por exemplo R$ 1.000,00.

O que você deve avaliar neste caso são os investimentos a serem realizados na empresa e se a fonte de recursos será própria, neste caso você pode ampliar o valor do Capital.

Avalie os seguintes itens e os inclua no Plano de Negócios:

  • Compra de Equipamentos: Desde máquinas voltadas para a produção, equipamentos e de automação comercial, e computadores e impressoras;
  • Ajuste nas instalações: Móveis, reformas e alugueis. Ajustes no ponto comercial;
  • Estoque Inicial: Com mercadorias para revenda e insumos para a produção;
  • Mão de Obra: Funcionários e Autônomos no início da atividade.
  • Licenças de uso de software.

Podem ser que existam mais itens neste ponto dependendo do ramo de sua empresa. Quanto mais enxuto você for nos investimentos iniciais, mais recursos poderá poupar para a manutenção e giro da empresa.

4. Manutenção da Operação e Capital de Giro

Empresa aberta e investimentos feitos é necessário colocar o negócio para funcionar e para isso você deve também ter algum recurso disponível da abertura.

Para manutenção da empresa temos todas as obrigações a cumprir das áreas fiscais, contábeis e trabalhistas. A entrega de obrigações ocorre mesmo se você não tiver movimento de receitas e ter um contador parceiro é essencial. Saiba mais sobre as obrigações de uma empresa em: Rotinas e obrigações de uma empresa: O que você precisa saber para não se perder e fazer seu negócio dar certo

Além disso é preciso manter as Despesas Fixas como alugueis, contas de água e de luz e itens essenciais para a empresa. Não deve se esquecer que algumas destas despesas são com salários se você tiver colaboradores. Aproveite e conheça os tipos de contrato para isso.

O Pró-labore também você deve incluir na conta, até por causa da sua manutenção pessoal como sócios. A Receita Federal admite que no início da empresa o sócio não receba o pró-labore caso ainda não esteja recebendo lucros. Saiba mais sobre isso em nosso Guia do Pró-labore.

E por último, preveja o Capital de Giro. O Capital de Giro é o valor que a empresa precisa para operar, para realizar a sua atividade econômica. Ele é representado pelos itens de consumo rápido na empresa. No começo da empresa é essencial enquanto você não conseguir prazo de fornecedores. Saiba como calcular o Capital de Giro neste artigo.

5. Recursos para Alavancar a Operação

Passado algum tempo da abertura, os recursos da empresa se estabilizarão, e o crescimento será apenas orgânico, ou seja, crescendo de acordo com o mercado.

Neste momento, você precisará de recursos para alavancar a sua operação e crescer mais rápido.

Para isso você poderá:

  • Franquear o seu negócio;
  • Expandir para outros mercados e cidades;
  • Aumentar o portfolio de produtos e serviços;
  • Elevar o número de canais de venda;
  • Investir em inovação.

Essas são apenas algumas formas de fazer isso. Não se esqueça de captar o dinheiro adequado em termos de juros e prazos para o pagamento destes investimentos. É nesse momento que muitas empresas se perdem e apresentam problemas financeiros.

6. Como economizar na abertura

Dicas de como economizar

Algumas dicas são importantes para se gastar menos na abertura. São essas dicas:

  • Pesquisar linhas de crédito adequadas para o seu negócio. Essa é a terceira vez que falamos do tema no texto, pois realmente é importante;
  • Locação de Espaço Físico ao invés de aquisição e construção. Isso lhe dará mais mobilidade caso tenha errado no ponto comercial. Alguns coworking reduzem também gastos com mobiliários e facilitam o contato com outras pessoas;
  • Avalie o investimento em estoque, ele impactará no seu Capital de Giro. Compre aos poucos avaliando o mix de produtos, tenha produtos em consignação e avalie a possibilidade de operar com dropshipping.
  • Terceirize atividades não essenciais. Isso transformará custos fixos em variáveis e permitirá flexibilidade para crescer.
  • Tenha presença digital. O mercado consumidor mudou e uma boa parte do processo de compra é virtual, mesmo para vendas físicas, então tenha uma loja virtual, um site corporativo e até um blog ou perfil nas redes sociais.

E a dica de ouro é ter um contador que apoie a sua empresa na abertura e manutenção da regularidade. Esse é um profissional de gestão muito próximo do empresário e poderá com sua experiência ajudar no crescimento da empresa.

Caso queira, conte como os serviços do nosso escritório de contabilidade, entre em contato conosco.

Conclusão

Abrir um negócio é o sonho de muito brasileiro, mas para ter sucesso é preciso conhecer os custos de abertura de uma empresa. Eles vão além dos custos de registro, e passam por investimentos iniciais, recursos de manutenção da operação e até de alavancagem das operações futuramente.

O segredo é transformar custo fixo em variável, adequar recursos fontes de recursos as suas utilizações e ter um contador parceiro para orientar e organizar as obrigações da empresa.

E você, está pensando em abrir uma empresa? Conte com os nossos serviços de abertura e atendimento as suas obrigações.

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Regina Fernandes
Regina Fernandes
Contadora, pós graduada em Pericia Contábil e Marketing com especialização em Gestão de Projetos, Processos e Pessoas. É a responsável técnica da Capital Social Contabilidade e Gestão. Website: www.capitalsocial.cnt.br

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