O setor de franquias está em crescente ascensão, e mesmo nesses tempos de crise tem tido um papel importante na economia do nosso país.
O motivo é bem simples: é atrativa tanto para o franqueador (empresa que está cedendo sua marca e modelo de negócio), quanto para o franqueado (pessoa que adquire os direitos de usar a marca, bem como seu modelo de negócio) e ainda gera resultados para ambos os lados.
No modelo de franquia, o franqueador pode expandir facilmente o seu negócio e marca, tornando-a reconhecida em diversas regiões com um esforço menor.
Já para o franqueado, este tem acesso à todo um know-how e modelo de negócios e ferramentas, nas quais apenas deve seguir para garantir o sucesso de sua franquia.
E então, achou interessante ou já pensou se o seu negócio pode se tornar uma franquia? Quer fazer o seu negócio crescer e expandir neste modelo de negócios? Neste artigo vamos tirar as maiores dúvidas desse segmento. Então, continue lendo! ?
De acordo com a Lei 8955/94:
Franquia empresarial é o sistema pelo qual um franqueador cede ao franqueado o direito de uso de marca ou patente, associado ao direito de distribuição exclusiva ou semi-exclusiva de produtos ou serviços e, eventualmente, também ao direito de uso de tecnologia de implantação e administração de negócio ou sistema operacional desenvolvidos ou detidos pelo franqueador, mediante remuneração direta ou indireta, sem que, no entanto, fique caracterizado vínculo empregatício.
Ou seja, a franquia é um sistema em que o franqueador cede ao franqueado o direito de usar sua marca ou patente, distribuir seus produtos e serviços e ter acesso ao uso de suas tecnologias de gestão do negócio.
Vale ressaltar que nesse sistema, o franqueador dá as condições necessárias para que o sucesso de sua marca seja transmitido para a franquia. E essas condições podem ser consideradas todo o modelo de negócio, que inclui documentação com os processos já padronizados, treinamentos necessários, informações sobre a franquia e muito mais.
Então, se você está pensando em franquear o seu negócio, tenha em mente que a organização será primordial e um bom tempo deverá ser empregado no planejamento do negócio. Mas não se preocupe, tudo valerá a pena e falarei sobre as vantagens à seguir. ?
Franquear o negócio, como já foi dito antes, dá uma série de vantagens para ambos os lados, franqueador e franqueado. O franqueado terá acesso a todas as informações necessárias e deverá apenas de implantá-las e depois focar os seus esforços em gerenciar o negócio. Agora, o franqueador também tem as suas, que são:
A expansão desse modelo de negócios é muito maior que um modelo tradicional. Isso se dá pelo fato de o maior esforço financeiro ser realizado por parte dos franqueados individualmente. O franqueador disponibiliza seus conhecimentos e documentações necessárias para os interessados, que podem ser vários e abrirem diversas franquias simultaneamente. O lado positivo é que um público consumidor maior é alcançado e a dificuldade dos concorrentes nesse processo aumenta.
Outro ponto a favor do franqueador, é que já existe uma legislação aplicada às franquias. A Lei do Franchising desde 1994 estabelece claramente as responsabilidades das partes e a não existência de vínculos trabalhistas e fiscais entre franqueadora e franqueado.
Conforme a rede vai crescendo, aumenta também o poder de negociação com os seus fornecedores homologados. Isso gera economias de escala e consequentemente uma maior lucratividade do negócio.
Além do franqueador fornecer ao franqueado as informações com o know-how da empresa, um canal de comunicação com os franqueados e equipes pode gerar grandes frutos. Isso permite uma troca de conhecimentos seja realizada e isso pode acarretar como resultado o aumento do potencial de negócios da marca, já que a aplicação de práticas bem sucedidas, certamente gera vantagens competitivas para toda a marca e seus franqueados.
Isso mesmo. O franqueador recebe algumas taxas do franqueado, são elas:
Taxa de Franquia: É o valor recebido pela concessão da franquia e se refere ao direito de fazer parte da rede, usar a marca e poder acessar todo o know-how desenvolvido pela franqueadora.
Taxa de Royalties: Taxa recebida periodicamente (mensalmente) como retribuição pelo acesso contínuo do know-how e demais benefícios, como programas de capacitação, suporte e fornecedores homologados.
Taxa de Marketing: Também conhecida como taxa de publicidade ou propaganda, é a taxa recebida para que se forme um fundo de campanhas de divulgação a nível nacional, regional ou local. A franqueadora é responsável pelo gerenciamento desses fundos.
Sabendo isso, vamos para o próximo tópico que é:
É preciso ficar atento, pois nem todo negócio daria uma boa franquia.
Perguntas como “meu negócio é escalável?”, “pode ser facilmente replicável por outras pessoas?” e “estou disposto a correr atrás para fazer acontecer?” devem ser feitas, para saber se pode entrar para esse ramo. Então, para saber se o franqueamento de negócio é adequado para os seus interesses, é recomendado que coloque em prática os passos à seguir:
A Análise de Franqueabilidade serve para analisar os pontos positivos e negativos, bem como os críticos e fundamentais para que um negócio seja franqueável e com sucesso.
Os pontos a se levar em consideração são:
Força da Marca: Se você já está pensando em franquear o seu negócio, isso significa que sua marca já está registrada no INPI e tem um posicionamento bom no mercado, além de ter a fidelidade de seus clientes. Se a empresa ainda é recente e não tem uma marca forte, é preciso então possuir atributos que sirvam para “compensar” esse aspecto. Esses atributos podem ser diferenciais do produto ou realização do serviço.
Potencial de mercado e concorrência: Nesse ponto você avalia o potencial de mercado, analisando se o seu produto ou serviço prestado possui muita concorrência direta de produtos similares ou que possam substituí-lo.
Maturidade do Negócio: Quanto mais maduro um negócio é, maior a probabilidade de ser um sucesso. Além disso, se está há anos no mercado, isso significa que não se trata apenas de uma moda passageira e sim algo sólido.
Know-how e Potencial de cópia do negócio: O Know-how são os processos de gestão e operação do negócio. Eles devem estar devidamente consolidados, documentados e serem de fácil entendimento e aplicação. Esse é um ponto chave para o franqueamento de negócio, e além disso, um negócio para ser franqueável precisa ser altamente replicável em maiores escalas, por isso padronização e documentação são importantes.
Mix de produtos: A diversidade de produtos produzido (caso tenha) ou a exclusividade desses produtos está diretamente relacionada ao posicionamento da marca no mercado e atração do público consumidor.
Modelo financeiro e fontes de receita: Analise as margens de lucro do(s) seu(s) produto(s) e as despesas médias de operação de uma unidade no modelo de negócio a ser franqueado.
Barreiras de saída do negócio: Tratam-se de um conjunto de fatores que fazem com que o franqueado pense várias vezes antes de decidir sair da rede por algum motivo. Os principais motivos são:
Fique atento à isso!
No Plano de Negócios, além dos royalties e taxas de franquia, o franqueador deve ter uma fonte de receita. O fornecimento de produtos e a execução de serviços, são bons exemplos, já que além de criarem fluxo de recursos, também criam barreiras de saída.
Um caso real de franqueadora que realiza esse tipo de atividade, é O Boticário! Eles próprios fazem o fornecimento dos produtos de beleza à sua rede de franqueados. Pense em qual diferencial você poderá agregar aos seus franqueados como forma de aumentar sua fonte de receita. ?
Sabendo disso, movemos para o próximo tópico que é…
Se você chegou até aqui, deve ser porque está interessado em transformar o seu negócio em uma franquia. Então nada mais justo do que ter uma ideia de quais são os passos necessários para alcançar o seu objetivo. A seguir, veja quais são:
Conhecer e entender a Lei do Franchising é a primeira providência que deve ser tomada quando você decide realizar o franqueamento de negócio, afinal, colocar a mão-na-massa sem antes saber os seus direitos e deveres certamente causará problemas cedo ou tarde.
Por mais que a sua empresa já esteja no mercado há um longo tempo, é preciso ter consciência de que o Plano de Negócio deverá ser mudado se o seu desejo é realmente fraqueá-lo. Você deverá planejar desde a estrutura e atrativos que farão os clientes comprarem dos franqueados, até mesmo qual a estrutura de custos e parcerias para o bom desempenho da marca.
É preciso pensar no tipo de vantagem que o franqueado terá ao fazer parte da sua rede e o know-how já tanto falado nesse artigo, é talvez a maior vantagem. Para poder passar todos os conhecimentos será necessário criar todos os manuais dos quais ele precisará. Sistematize os processos desde as instalações iniciais até a operação do dia-a-dia, tudo deverá ser documentado e estar na forma de manuais para fácil acesso e entendimento.
Por isso que logo no 1º tópico eu citei o conhecimento da Lei do Franchising, isso lhe permitirá criar os contratos com cláusulas que estejam de acordo com a legislação. Os contratos elaborados devem reger a relação entre o franqueador e os franqueados, seus direitos e deveres.
O principal instrumento desses contratos deve ser o Circular de Oferta de Franquia – COF, nele, deverão ter informações sobre: organização da franqueadora, situação legal da marca, financeiro da empresa, investimentos que o franqueado deverá fazer, pagamentos que deverá fazer, entre outros.
Além dos manuais com todo o conhecimento da empresa, quais outras maneiras de ensinar e manter a sua rede atualizada você terá? Haverá workshops, cursos, palestras? Pense nas melhores formas de passar conhecimentos e até mesmo recebe-los de seus franqueados.
É também muito importante criar canais de suporte ao franqueado, para atender às dúvidas e dar as devidas orientações.
Deixar uma área de FAQ disponível também é uma mão na roda. As dúvidas mais frequentes dos canais de suporte, poderão inclusive fazerem parte dessas Perguntas Frequentes.
Quanto mais o franqueado estiver se sentindo amparado pelo franqueador, melhor. Assim ele criará confiança e poderá desenvolver o seu negócio com maior assertividade.
Uma unidade piloto é uma unidade própria da franqueadora, criada para colocar em prática os processos operacionais da franquia e poder sentir na prática o dia-a-dia de uma franquia, testar e fazer os ajustes cabíveis no planejamento ou processos.
Um dos pontos mais relevantes de uma unidade piloto é inclusive o de poder avaliar o desempenho financeiro de uma unidade, conhecendo os custos de implantação, capital de giro necessário para mantê-la, tempo de retorno do capital investido e a rentabilidade e lucratividade.
Após o planejamento inicial, um plano de expansão da franquia deverá ser elaborado. Leve em consideração quais cidades ou regiões serão implantadas as franquias, principalmente no início do projeto, em que o seu sucesso depende do crescimento da rede.
Superadas todas as etapas iniciais, chega o momento da venda. Uma coisa é certa: saber como transformar o seu negócio em franquia é uma coisa, agora, saber como vendê-la para empreendedores, é outra.
Crie um Plano de Marketing e escolha os melhores canais para divulgar a sua franquia, estes geralmente são:
Ao entrar em contato com os potenciais investidores, passe para eles profissionalismo e propósito. Lembre-se que o mercado de franquias vem expandindo e a concorrência só tende a aumentar.
Esteja atento e leve em consideração o fato de que o franqueado não deve ser somente um investidor da marca. O franqueado precisa ser acima de tudo um parceiro, que esteja disposto a vestir a camisa e crescer junto. Precisa ser alguém integre à equipe e que não tenha em mente somente a visualização dos lucros, mas sim o crescimento conjunto.
Portanto, o processo de seleção deve buscar alguém que tenha o mesmo perfil de empreendedor do franqueador e seus princípios e ideais.
Lembre-se, sucesso de sua franquia pode ser atribuído 50% a marca, produtos e processos e 50% pelo perfil empreendedor do Franqueado. Não esqueça disso!
Ufa! Bastante coisa, não é mesmo? Além de se preocupar com o negócio em si, ainda há a parte burocrática para cuidar. E essa é tão importante quanto as outras, pois um deslize e com certeza é dor de cabeça para você! Por isso, o próximo tópico aborda como ter tranquilidade em meio a todos esses processos.
Decidiu mesmo abrir uma rede de franquias? Excelente! Agora só falta encontrar um contador parceiro que possa te auxiliar em todas as questões burocráticas e legais, para que você possa ter tranquilidade na gestão do negócio.
Buscar um contador de confiança para ajudar nessa questão, é o passo primordial para aqueles que buscam o sucesso. Escolher uma contabilidade para cuidar desse assunto mostra a preocupação que se tem em deixar tudo em ordem.
Veja abaixo os benefícios de escolher um contador parceiro para te ajudar:
E fora isso, ainda tem muito mais!
E lembre-se, essa atividade deve ser realizada por profissionais capacitados. Infelizmente um fato é que a alta taxa de mortalidade das empresas está aí porque muitos empresários não se atentam a isso.
Então, fique de olho!
O modelo de franquias para a expansão de negócios, é um modelo bastante visado. Por ter sua própria legislação aplicável e ser um investimento que para o franqueado tem um esforço menor, torna-se atrativo. Essa atratividade de investidores, faz com que o franqueador consiga expandir sua rede em um tempo considerável curto.
Porém, para se transformar um negócio já existente um negócio franqueável, é preciso tomar uma série de cuidados. Fazer um planejamento de transição adequado, documentar todo o know-how do negócio e sistematizar os processos são alguns dos pontos de atenção e se atentar à legislação.
Nesse momento tão importante, é essencial contar com a ajuda de um contador parceiro para te orientar e impedir que tenha surpresas negativas que possam afetar os seus negócios.
Espero que após esse texto você tenha se decidido sobre franquear a sua marca e que, caso ponha mão na massa para faze-lo, alcance muito sucesso! ☺
E então, vai fazer o franqueamento de negócio para crescer ainda mais? Achou a ideia viável para o seu tipo de negócio? Conta pra gente aqui nos comentários! Adoraremos saber.
Até a próxima!
1 Comment
Excelente artigo!
Também seria parecido – na minha opinião – porém menos exigente, a abertura de uma empresa de Vendas Direta e Marketing Multinível, antes de começar a franquear.